Estreias

Tudo o que o Matt Damon teve de fazer para se transformar em Jason Bourne

11 Maio 2018

Não é fácil ser-se Jason Bourne, mas mais difícil é a preparação para interpretar o agente da CIA mais duro do planeta. Foi o que Matt Damon teve de fazer, não uma, mas quatro vezes, uma delas já com 45 anos. E como é que alguém se prepara para uma tarefa hercúlea destas? Com muita ajuda, muita motivação e muito dinheiro.

Matt Damon interpreta Bourne

Primeiro, não nos podemos esquecer que Matt Damon interpretou Bourne quatro vezes ao longo de 12 anos, o que significa que teve de ir mantendo a forma física, mesmo entre filmes. Isto significa que, além do exercício aeróbico, teve de ir mantendo tudo no sítio com um regime sério de musculação. Além disto, a julgar por todas as cenas de ação que fez sem duplo, também teve de aprender várias artes marciais.

No primeiro filme, Matt Damon preparou-se com aulas de Kali e Jeet Kune Do (a arte marcial criada por Bruce Lee), com muita corrida de intervalo e musculação. Ficou em muito boa forma na altura e até fez aquela cena incrível em que escala um prédio sem duplo.

Matt Damon e Julia Stiles em Bourne

Nos dois filmes seguintes seguiu um regime de treino semelhante, mas foi para o quarto filme, Jason Bourne (2016), que Damon decidiu partir tudo. Depois de estar durante alguns anos com problemas de costas por causa de algumas lesões, quando lhe propuseram voltar a interpretar Bourne, começou a ficar preocupado. A solução? Encontrar um personal trainer que adaptasse o treino às suas lesões e que conseguisse que ele ganhasse massa muscular de forma rápida e consistente, o que lhe permitiria executar a maior parte das cenas de ação.

Como é óbvio, Damon teve direito ao melhor personal trainer que o dinheiro pode comprar, e acabou por curar as lesões que já trazia de outros filmes, conseguir um físico espetacular (como não teve em nenhum dos filmes anteriores) e conseguir acertar em todas as cenas de luta e fuga.

Se já conheces o trabalho desde ator, sabes que ele é extremamente dedicado nos filmes que faz. Da mesma forma que se tornou numa killing machine para filmes de ação como a trilogia Bourne, Elysium (2013), entre outros, também já ganhou peso para fazer o filme O Delator! (2009). Apesar de gostar de fazer exercício físico e ser um excelente maratonista, Damon já confessou que foi com este filme que se divertiu mais num set porque “podia comer McDonalds, Doritos e beber cerveja quando queria”. Quem diz a verdade não merece castigo, ok?

Matt Damon interpreta Jason Bourne

Este mês, recomendamos-te que te sentes no sofá e não percas esta seleção da trilogia Bourne. Já sabes, “You move, you die.”

 

 

  • Supremacia, domingo 6, 22:00
  • Ultimato, domingo 13, 22:00
  • O Legado de Bourne, domingo 20, 22:00

 

Revelamos-te os filmes favoritos das nossas Estrelas de Abril

As nossas Estrelas de Abril são excelentes atores, mas garantimos-te que são excelentes espectadores também. Fica a conhecer os filmes favoritos de Emma Wason, Fassbender, James McAvoy e Penélope Cruz.

11/5/2018 LER MAIS

Escola de Rock – Apostamos que não reparaste nestes pormenores

Jack Black é Dewey Finn, um rocker “acabado” que com muito jeitinho e muto ritmo, vai mandar a matemática pela janela e criar a Escola de Rock.

11/5/2018 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *