Estreias

Teen Sci-Fi: os melhores filmes para quem adorou Os Jogos da Fome

16 Abril 2019

 

Desde bem cedo que o tema da ficção científica começou a alimentar o imaginário de muitos criativos, escritores e ilustradores, antes mesmo de o termo em si existir e de ter sido criado por Hugo Gernsback, nos anos 20. A indústria cinematográfica foi também inundada por esta temática que começou a florescer verdadeiramente a partir da segunda metade século XX e, desde então, ainda não parou de nos maravilhar. Desde as adaptações de clássicos como O Homem Invisível de H. G. Wells até à nova onda de Teen Sci-Fi, há muito por onde escolher.

Se és um amante de sagas e Os Jogos da Fome te mantiveram agarrado às páginas dos livros e depois à cadeira, na grande tela, vais gostar de ler este artigo. Tu pedes e Hollywood entrega. Deixamos-te outros quatro bons exemplos de Teen Sci-Fi, o género que traz a ficção científica para o universo dos adolescentes e jovens adultos, que reúnem todos os ingredientes que se esperam um grandioso espetáculo.

Quem disse que um filme de adolescentes não pode ter um argumento complexo e ambicioso?   Prometemos perseguições, cenas frenéticas, bandas sonoras eletrizantes e efeitos especiais à altura destes enredos. Curiosos?

 

Nómada (2013)

Cena do filme Nomada

Fonte da imagem

Cabe a Saoirse Ronan, atriz multinomeada para os Oscares™ – destacamos ainda o seu papel em Lady Bird (2017), que lhe valeu um Emmy – o protagonismo de Nómada. Este filme, num registo bastante diferente, retrata o planeta Terra pós-invasão alienígena que coloca o futuro da humanidade, tal como a conhecemos, em risco. Apesar deste inimigo vindo do espaço ter a capacidade de se apoderar dos corpos humanos e de apagar as suas memórias, um pequeno grupo de resistentes permanece firme e torna-se a esperança da salvação do planeta. Uma meritória adaptação do livro homónimo de Stephenie Meyer, a escritora dos best-sellers da saga Crepúsculo, Nómada traz-nos efeitos especiais de fazer cair o queixo e ainda os combina com uma pitada de humanidade, a prova de que o amor é uma força cósmica capaz de se sobrepor a todas as outras. Não queremos revelar demasiado, mas garantimos que merece a tua atenção.

 

Jumper (2008)

Cena do filme Jumper

Fonte da imagem

Não percas a oportunidade de ver, ou, se fores como nós, de rever Jumper, um filme sobre um adolescente, interpretado pelo ator Hayden Christensen que, num momento de tensão, descobre que tem um dos mais fantásticos superpoderes com que se pode sonhar: o teletransporte. Claro que isso lhe abre um mundo de possibilidades e realização de fantasias que nunca julgou serem possíveis, mas não seria um filme de ação digno desse nome sem que isso viesse acompanhado por um grande twist. Neste caso, o seu envolvimento involuntário numa guerra antiga, em que se vê perseguido por Roland, um assassino implacável interpretado pelo irrepreensível Samuel L. Jackson. Juntas-te a nós?

 

Divergente (2014)

Cena do filme Divergente

Fonte da imagem

Por falar em distopias, Divergente tem lugar num mundo alternativo e retrata uma sociedade dividida em 5 fações, baseadas nas virtudes individuais dos seus membros. Num filme onde não falta ação, Tris Prior, interpretada por Shailene Woodley, guarda um segredo que pode pôr a sua própria vida em risco. É Divergente. O que é que isso significa? Porque é que são considerados perigosos? São respostas que precisa de encontrar a tudo o custo. Para isso pode contar com o misterioso Four, representado pelo ator Theo James. E talvez haja algum romance à mistura, ou não fosse este já um dos filmes mais populares de Teen Sci-Fi.

 

Maze Runner – Correr ou Morrer (2014)

Cena do filme Maze Runner

Fonte da imagem

A nossa lista de filmes de Teen Sci-Fi não ficaria completa sem Maze Runner – Correr ou Morrer. Esta última sugestão conta a história de Thomas (Dylan O’Brien) cuja memória é apagada e se vê num sítio desconhecido, rodeado por outros rapazes. Um imponente e misterioso labirinto com criaturas estranhas e perturbadoras coloca-os constantemente à prova. Baseado também num livro best-seller, suspense e mistério são coisas que não faltam a este filme…

 

 

  • Nómada / 21 domingo, 22:00
  • Jumper / 23 terça-feira, 21:30

 

No mês do Dia Mundial do Cinema revê estas cenas icónicas

Novembro é o mês do Dia Mundial do Cinema e não o podíamos deixar passar sem fazer uma lista de algumas das cenas icónicas do cinema dos últimos 30 anos.

16/4/2019 LER MAIS

A Festa do Cinema está mesmo aí à porta

Aqui no Canal Hollywood vamos juntar-nos à Festa do Cinema e temos convites para oferecer.

16/4/2019 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *