Em Destaque

Os filmes de terror mais assustadores para celebrares este Halloween

31 Outubro 2018

O Halloween ou, para nós lusófonos, Dia das Bruxas, é a altura predileta dos adeptos de sustos, partidas aterrorizadoras e, claro, dos amantes de filmes de terror! Mas sabes de onde vem o termo Halloween? É uma abreviatura de All Hallow Even (All Saints’ Eve), ou seja, the eve of All Hallows’ Day – que em portugês quer dizer véspera do Dia de Todos os Santos.

Mas se estamos a falar de santos, porque é que as pessoas se vestem de personagens assustadoras e porque é que o terror está tão associado a esta data? Bem, é simples: no seu último dia antes de deixarem a terra e se tornarem “santos”, as almas dos mortos querem vingar-se das pessoas. Por isso, usamos disfarces assustadores para as confundir e não sermos objeto da sua vingança.

Cena do filme insidious

Fonte da Imagem

Mas todos nós gostamos de um bom susto, por isso prepara-te para chorares de medo com os filmes mais icónicos e imperdíveis em qualquer Halloween.

 

O Projecto Blair Witch (1999)

Este filme conta a história de 3 estudantes que viajam até uma pequena aldeia para recolher imagens para um documentário sobre a Blair Witch, uma bruxa das lendas locais. Durante vários dias, os estudantes entrevistam os habitantes e recolhem pistas para estudarem a veracidade da lenda. Mas quando os três começam a ouvir barulhos na floresta e acabam por se perder, começam a perceber que talvez os relatos sejam, afinal, factos. Neste Halloween, delicia-te com o filme que popularizou a técnica de found-footage, mais tarde usada em filmes como Actividade Paranormal (2007) e Nome de Código: Cloverfield (2008). Outra curiosidade? Quando O Projecto Blair Witch estreou no Sundance Film Festival, a sua campanha de marketing promocional listava os atores como “desaparecidos” ou “falecidos”. Arrepiante…

 

Ju-On: A Maldição (2002)

Ao contrário do que muitas pessoas pensam este não é o primeiro, mas sim o terceiro de uma série de 13 (olha a ironia..) filmes – nove japoneses e quatro americanos. Esta longa metragem de Takashi Shimizu foi a primeiro a ser mundialmente conhecido e continuava a crescente tradição asiática de filmes de terror. A premissa do filme é: se num edifício se passar um evento aterrador, ele absorve-o e devolve-o a quem o visita.

Cena do filme Jun On

Fonte da Imagem

Uma série de pistas de acontecimentos aparentemente não relacionados são lentamente reunidas pela polícia que investiga as estranhas ocorrências que se passam naquela bizarra casa em Tóquio. Sem fazer nenhum spoiler: uma cena nas escada… Faz-te lembrar alguma coisa? Garantimos-te que este icónico filme de Halloween não te vai deixar dormir.

 

[REC] (2007)

Vamos do Japão a Espanha, onde foi realizado um filme perfeito para completar o teu Halloween. A apresentadora de televisão Angela e seu diretor de fotografia acompanham os bombeiros numa missão de resposta a uma chamada que receberam de um prédio. Mas depois de uma senhora idosa ser infetada com um vírus que lhe confere força supra-humana, a polícia espanhola fecha o prédio. Só que nem todos foram evacuados… Ups… Sabias que os atores nunca leram o guião completo? Tudo isso para que nenhum deles soubesse o destino da sua personagem, muitas vezes até ao dia em que filmavam as suas cenas. Isto significava que os atores estavam – muito frequentemente – em stress, nervosos e apreensivos no dia das filmagens, qualidades excelentes para quem desempenhava os papéis.

 

The Conjuring – A Evocação (2013)

The Conjuring – A Evocação foi o primeiro filme do franchise que é hoje conhecido como The Conjuring Universe e que, além dos filmes que seguem as aterradoras histórias do casal Ed e Lorraine Warren, conta com filmes como Annabelle (2014) e The Nun – A Freira Maldita (2018) que estreou o mês passado no cinema.

Cena do filme Conjuring
Fonte da Imagem

No primeiro filme deste universo, realizado por James Wan e passado em 1970, os investigadores paranormais e demonologistas Lorraine (Vera Farmiga) e Ed Warren (Patrick Wilson) são chamados à casa da família Perron, onde uma presença sobrenatural se começou a manifestar. Embora, no início, pareça que estão perante um espírito benigno, as manifestações rapidamente ganham dimensões aterradoras, especialmente depois dos Warren começarem a descobrir a história macabra da casa. E queres saber a pior parte? Queres mesmo? Ok, nós avisámos: os filmes deste franchise são baseados em casos reais dos verdadeiros Ed e Lorraine Warren. Que bela história de Halloween…

 

Halloween (1978)

Voltemos agora ao passado, para falar do mais icónico filme de Halloween, aquele cujo nome não poderia ser mais indicativo: Halloween de 1978. Este foi o filme que deu origem ao franchise e que foi seguido de 7 sequelas até 2002 e um remake em 2007 (também com a sua respetiva sequela em 2009).

Na noite de Halloween em 1963, Michael Myers, com 6 anos de idade, assassina brutalmente a sua irmã de 17 anos e é internado num sanatório durante 15 anos. Mas a 30 de outubro de 1978, ao ser transferido para uma nova instalação, Michael, agora com 21 anos, consegue escapar e volta à sua terra Natal para voltar a matar. Um filme de culto de cortar a respiração que não podes deixar escapar, principalmente se quiseres ir hoje ao cinema assistir ao novo filme do franchise – sequela direta do original – Halloween (2018), com Jamie Lee Curtis de volta ao papel principal que originou em 1978.

Os filmes que inspiraram La La Land

La La Land é um mundo de referências cinematográficas para quem souber reconhecê-las. Damos-te uma ajudinha.

31/10/2018 LER MAIS

Oscars 2018: falta algum tempo, mas já temos algumas previsões

Chegou a época do ano favorita dos cinéfilos: a altura em que já podemos começar a pensar seriamente nos Oscars 2018. Ainda há tempo para entrarem mais favoritos na corrida, mas já nos sentimos preparados para dar-te algumas previsões.

31/10/2018 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *