Em Destaque

O mundo mágico de Wes Anderson, este mês no Hollywood

9 Maio 2017

Ao longo dos anos, Wes Anderson tem-nos habituado a um estilo de filme particular. Com os seus filmes, o realizador americano apresenta-nos um mundo mágico: são histórias peculiares, narrativas rápidas que oscilam entre o cómico e o melodrama, em cenários vibrantes e garridos.

um-peixe-fora-de-agua-com-steve-zissou

Deliberadamente, Wes Anderson dá um passo além da realidade. Todos sabemos que as suas narrativas têm algo de inverosímil e, no entanto, quem não gostaria de viver num mundo assim colorido?

Filme a filme, Anderson vai conquistando seguidores e até já Martin Scorsese confessou ser fã. As particularidades técnicas, a mise-en-scène, paleta de cores recorrentes e atenção ao detalhe fazem com que muitos dos filmes se tornem numa grande e contínua narrativa apetitosa para a crítica. Não acreditas? Ora vê lá (ou revê) a obra e conta quantas vezes Anderson repete uma cor, ou quantas personagens de filmes diferentes surgem a abrir uma janela, como quem “abre o filme”.

Até na escolha dos atores, Wes Anderson mostra algumas preferências, tendo-nos habituado, por exemplo, a ver Bill Murray nas mais insólitas situações: na pele do oceanógrafo Steve Zissou em Um Peixe Fora de Água (2004), como marido da peculiar Margot Tenenbaum interpretada por Gwyneth Paltrow em Os Tenenbaums: Uma Comédia Genial (2001) ou como pai da pequena e melancólica Suzy em Moonrise Kingdom (2012). Parece que no universo andersoniano, está destinado a lidar com mulheres difíceis!

um-peixe-fora-de-agua-com-steve-zissou

Estrelas como Edward Norton, Owen Wilson, Anjelica Huston ou Adrien Brody são também algumas escolhas frequentes. Sabias que Gene Hackman, o pai Tenenbaum, hesitou perante a personagem criada pelo realizador-argumentista, dado que se revia no facto de também ele ter sido insensível para com a família em alguns momentos da vida?

Também é curioso que Danny Glover, Luke Wilson e Owen Wilson tenham rejeitado participar no filme Ocean’s Eleven (2001) para participar em Os Tenenbaums: Uma Comédia Genial.

Com várias nomeações para Oscares de melhor argumento, Wes Anderson chegou a ter a longa-metragem de animação O Fantástico Senhor Raposo (2009) nomeada para melhor filme de animação do ano e viu Grand Budapest Hotel (2014) receber quatro Oscares, num total de nove nomeações.

 

  • Os Tenenbaums: Uma Comédia Genial / quarta-feira 10, 10:25
  • Um Peixe Fora de Água / sexta-feira 26, 12:20

Lamechas, me confesso

Anna e Will, como eu vos adoro! Minha querida Julia Roberts! Meu querido Hugh Grant! Para mim eles nem sequer envelhecem. O tempo parou em 1999, quando Notting Hill saiu. 

9/5/2017 LER MAIS

Adivinhas quem são os atores e atrizes que vão ter novos filmes?

Como já sabíamos que andavas preocupado por não ver as tuas caras favoritas nos cinemas nos últimos tempos, hoje deixamos-te com quatro boas notícias. Bradley Cooper, Blake Lively, Anne Hathaway e Leonardo DiCaprio estão a trabalhar e vão ter novos filmes para nós daqui a bem pouco tempo.

9/5/2017 LER MAIS

1 comentário

    li class="comment even thread-even depth-1" id="comment-58">
    Bruno Costa says:

    Uau! Eu gosto dos filmes de Wes Anderson. Ele é um génio. O Wes Anderson é um génio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *