Em Destaque

O génio matemático Alan Turing será a nova cara da nota de 50 libras

18 Julho 2019

Sabias que Alan Turing, o cientista conhecido por ajudar a decifrar o código Enigma durante a II guerra mundial e por ser o pioneiro do computador moderno, foi selecionado para ser a cara da nova nota de 50 libras? A decisão do seu reconhecimento de entre uma lista de quase 1000 cientistas prende-se com o papel chave que desempenhou quando ajudou a evitar o ataque dos submarinos alemães na Batalha do Atlântico e com a perseguição pós-guerra que sofreu devido à sua homossexualidade.

Este reconhecimento completa o perdão real póstumo concedido em 2013 a Alan Turing, pela perseguição que o fez perder o emprego e por ter sido submetido a castração química depois de ser condenado por homossexualidade em 1952, razão pela qual acabou por se suicidar em 1954.

Se não viste ainda O Jogo da Imitação (2014), que conta a história e os feitos de Turing – interpretado pelo ator Benedict Cumberbatch –, podemos adiantar-te que no auge da sua carreira, em Bletchley Park, Turing descobriu a forma de decifrar os códigos alemães, feito esse que ajudou a salvar milhares de vidas.

Mark Carney, diretor do Banco de Inglaterra, disse durante o comunicado oficial da passada segunda-feira: “Alan Turing era um matemático extraordinário cujo trabalho teve um grande impacto na forma como vivemos hoje. Como pai da ciência computacional e da inteligência artificial, bem como herói de guerra, as suas contribuições foram variadas e inovadoras. Turing é um gigante sobre cujos ombros tantos hoje se erguem.” O banco elogiou Turing pelo seu papel como cientista e pelo impacto que este teve na sociedade. Reconheceu também o seu papel central no desenvolvimento dos primeiros computadores, primeiro no Laboratório Nacional de Física e, mais tarde, na Universidade de Manchester.

Se estas não são razões suficientes para veres ou reveres O Jogo da Imitação, de Morten Tyldum, não sabemos o que mais te podemos dizer.

Instantes Decisivos

Gostei tanto que anos mais tarde comprei em DVD e ofereci a muita gente como miminho. Acredito que devemos partilhar as coisas boas desta vida e sem dúvida que este filme é uma.

18/7/2019 LER MAIS

As cinco curtas-metragens que vão melhorar o teu dia

Por vezes, queremos mesmo ter aquela dose de cinema, mas não temos uma hora e meia para dispensar, não é? Bom, foi para isso que se inventaram as curtas.

18/7/2019 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *