Em Destaque

Já viste quantos destes filmes gravados em Portugal?

23 Agosto 2018

A quantidade de filmes gravados em Portugal vai convencer-te de que não, a nossa popularidade enquanto país não é de agora. Podes parar de rabujar com os turistas – Portugal é lindo e por isso compreendemos perfeitamente porque é que toda a gente quer vir cá molhar os pés. O cinema não é exceção e as nossas histórias, pessoas e locais têm inspirado não só vários realizadores estrangeiros a fazerem filmes sobre Portugal, como a filmarem em Portugal. Esta é a nossa seleção:

 

007 – Ao Serviço de Sua Majestade (1969)

Cena do filme 007 - Ao servico de sua magestade

Fonte da imagem

O que pouca gente sabe e nós te vamos dizer é que Ian Flemming, o criador de James Bond, passou algum tempo no Estoril Palácio Hotel, onde na altura muitos espiões da II Guerra Mundial ficavam hospedados. Inspirado pelas suas histórias, criou o agente secreto mais famoso do mundo. Assim, temos de começar esta lista de filmes gravados em Portugal com o único da saga que regressou às origens. 007 – Ao Serviço de Sua Majestade foi filmado na Suíça e em Portugal, em locais como o Guincho, a Herdade do Vinho no Zambujal e o Estoril Palácio Hotel. Na altura, houve até empregados do hotel que tiveram de fazer de figurantes e o rapaz de 18 anos que vemos abrir a porta a James Bond, José Diogo Vieira, ainda trabalha no hotel como concierge.

 

A Casa dos Espíritos (1993)

Cena do filme A Casa dos Espiritos

Fonte da imagem

A ação de A Casa dos Espíritos, adaptado do livro homónimo de Isabel Allende, passa-se toda no Chile. A história da família Trueba percorre várias gerações e vários momentos históricos do país, num cenário de cortar a respiração. Curiosamente, nenhuma das cenas do filme foi gravada no Chile. E, surpreendentemente, a maior parte do filme foi gravada na Dinamarca, em Lisboa e no Alentejo. A isto é que nós chamamos uma boa ilusão.

 

A Nona Porta (1999)

Cena do filme A Nona Porta

Fonte da imagem

Filmado em Sintra, no Chalet Bister (a casa de Vitor Fargas) e no Hotel Central, A Nona Porta é a incursão de Roman Polanski aos filmes sobre o oculto. Com Jonhy Depp e Emanuelle Seigner nos papéis principais, este thriller incrível é também uma tour por uma das vilas mais bonitas de Portugal – Sintra. Parece que há vários filmes gravados na zona, resultado da pressão de produtores cativados pelos edifícios históricos, pela paisagem natural e, claro, pela simpatia das pessoas, mas nenhum captou a essência misteriosa da zona de Sintra como Polanski, nesta história sobre o diabo e os seus amores.

 

Comboio Noturno Para Lisboa (2013)

Cena do filme Comboio Noturno Para Lisboa

Fonte da imagem

Se o título não te sugere já que este é um título importante nesta lista de filmes gravados em Portugal, então é porque não estás atento. Uma produção conjunta da Alemanha, Suíça e Portugal, conta a história de Raimund, um professor suíço que salva uma mulher portuguesa de se atirar de uma ponte. Depois de ela fugir, percebe que se esqueceu do casaco, onde encontra um livro que o vai fazer apanhar um comboio para Lisboa. Aí, vai deixar-se levar pela história de Amadeu, um homem que fazia parte da resistência ao Estado Novo e viveu uma vida digna de um romance. Além da estação de Caxias, neste filme podes ver a Estação de Santa Apolónia em todo o seu esplendor, bem como as ruas e ruazinhas das zonas mais típicas de Lisboa. Só pelo trailer, já reconheces alguma coisa?

No início era o genérico: a arte de te apresentar o filme que vais ver

Pensa só, não te aconteceu até já saíres do cinema ou desligares a televisão a pensares que o genérico foi a melhor parte do filme? Certo...

23/8/2018 LER MAIS

Já viste os cinco melhores filmes de Martin Scorsese?

Martin Scorsese realiza filmes desde 1959. Fizemos as contas por ti e este bom rapaz anda há 58 anos a trabalhar por detrás da câmara.

23/8/2018 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *