Em Destaque

Consegues descobrir as pistas que estes filmes misteriosos escondem?

11 Abril 2018

Não há nada de mais irritante e ao mesmo tempo empolgante do que aqueles filmes misteriosos que se demoram a revelar, não é? Todos nós gostamos de um filme que nos dê luta, mas, quando se demoram a explicar-nos o que se passa, ficamos frustrados. Estes cinco filmes têm todos a particularidade de serem mistérios bem construídos e que te deixam a pensar neles muito tempo depois de os teres visto. O bónus? Alguns deles continuam tão misteriosos e incompreensíveis que ainda hoje há centenas de pessoas que não se fartam de debater as teorias mais loucas sobre eles.

 

Memento (2000)

Cena do filme Memento

Christopher Nolan tinha pouquíssima experiência em cinema quando decidiu que ia adaptar um conto escrito pelo irmão. Memento tornou-se então um clássico dos filmes de suspense e ação independentes, com um Guy Pearce à cabeça no papel de Leonard, um homem que é incapaz de criar memórias e que tenta perceber quem assassinou a sua mulher. Rodeado de pessoas estranhas e tatuado com todas as pistas do crime de que não se lembra, vai ter de fazer uma viagem ao seu passado, sem mapa nem bússola que o guie.

 

Os Outros (2001)

Cena do filme Os Outros

Os Outros foi um dos filmes mais falados de 2001 e ainda hoje é lembrado como um excelente filme de terror, muito diferente daqueles filmes misteriosos de fantasmas a que estamos habituados. A história de uma mãe e dos dois filhos que estão confinados a uma casa enorme e desarranjada porque as crianças não podem estar expostas à luz do sol é o cenário criado por Alejandro Amenábar. Pejado de pistas e de pequenos pormenores que te vão guiando, este é um filme que exige toda a tua atenção, porque tudo é o oposto do que parece.

 

Donnie Darko (2001)

Cena do filme Donnie Darko

Ainda do mesmo ano, Donnie Darko foi durante muito tempo o primeiro na lista dos filmes misteriosos favoritos de todos os “pós-adolescentes”. Desde as referências a física quântica, passando pela identidade mascarada de Frank, ao fim do mundo e a casas em chamas, Donnie Darko levou-nos numa viagem incrível. O filme é tão complicado que o próprio Jake Gyllenhaal, no último dia de filmagens, admitiu que não tinha percebido nada do que tinha estado a filmar. Aconselhamos-te a que vejas o filme com muita, muita atenção e deixamos-te aqui três dicas: vê quais são as caligrafias que batem certas, que carros passam uns pelos outros e o que é que uma faca e uma arma de fogo têm a ver uma com a outra.

 

Mulholand Drive (2001)

Cena do filme Mulholand Drive

2001 foi o ano dos filmes misteriosos, e o terceiro que te trazemos é aquele que ainda hoje tem fãs a defender com unhas e dentes que “É TUDO UM SONHO” ou então que “ESTAMOS TODOS DENTRO DE UMA CAIXA”. Se não percebes isto, tens de ver para perceber. Saído da mente retorcida de David Lynch, Mulholand Drive é talvez um dos seus filmes mais inexplicáveis e, por isso mesmo, sinistros. Ainda hoje há fóruns on-line que defendem que o filme tenta dar pistas sobre o que aconteceu mesmo a Jennifer Syme, a ex-assistente de Lynch que morreu num acidente trágico depois de sair de uma festa dada por Marilyn Manson. As teorias são muitas e se estás numa de voltar àquele que é talvez o filme mais estranho de sempre, fica com as pistas deixadas pelo próprio Lynch:

  • Presta muita atenção ao início do filme: pelo menos duas pistas são reveladas antes dos créditos
  • Presta atenção aos momentos em que o candeeiro vermelho aparece
  • Consegues ouvir o título do filme para o qual as atrizes estão a fazer a audição com Adam Kesher? Esse nome volta a ser mencionado outra vez?
  • Um acidente é uma coisa terrível… repara no local do acidente
  • Quem dá uma chave a alguém e porquê
  • Repara no robe, no cinzeiro e no copo com café
  • O que é sentido, percebido e recebido no bar Silencio
  • Foi só o talento que ajudou Camilla?
  • Repara no que rodeia o homem que está por trás do Winkies
  • Onde está a Aunt Ruth?

 

A Origem (2010)

Cena do filme A Origem

Dois filmes de Nolan no mesmo artigo fazem dele o mestre dos filmes misteriosos? Achamos que sim, até porque quase podíamos ter aqui incluído O Terceiro Passo (2006. A Origem é uma mind trip genial em que nada do que parece é e tudo o que parece é outra coisa. Um filme que trata sobre sonhos e a arquitetura da mente, deixou-nos completamente boquiabertos na altura e nem conseguimos bem prestar atenção às várias pistas que vamos vendo. A pergunta que ficou na mente de todas as pessoas foi: Cobb acordou mesmo do sonho no final do filme? Aconselhamos-te a que vejas o filme de novo e te lembres disso no final: que roupa estão os filhos a usar? É igual à roupa que usavam nos outros sonhos?

Este mês estreamos Locke e apresentamos-te filmes com um só protagonista

Este mês estreamos Locke no Canal Hollywood, um filme que nos leva numa viagem alucinante pela vida de um homem que é interpretado por Tom Hardy. Por isso decidimos falar-te de cinco filmes que conseguem prender-nos pela magia da atuação de uma só pessoa.

11/4/2018 LER MAIS

O que é que a Jennifer Lawrence tem? – 5 curiosidades sobre a atriz

Em poucos anos, Jennifer Lawrence marcou posição como uma das atrizes de Hollywood favoritas do público e dos críticos, mas ainda há muita coisa a dizer sobre ela.

11/4/2018 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *