Consegues adivinhar que profissões tiveram estes atores e atrizes?
2 Julho 2018
Profissões todos temos. Provavelmente não serão é tão interessantes, invulgares e assumidamente estranhas como aquelas que alguns atores e atrizes tiveram antes de serem laçadas na rampa do estrelato. Se estás a ler isto no trabalho, à espera que o dia passe para picares o ponto, fica a saber que há quem tenha tido trabalhos bem piores. E perigosos. E chatos.
O nosso eterno Don Draper nem sempre foi o cavalheiro elegante e charmoso que conhecemos hoje. Ou se calhar foi, nós é que não o conhecíamos. O que é facto é que Hamm conheceu a fama bastante tarde, já depois dos 30, e antes disso ainda foi dispensado da agência de talentos onde estava inscrito porque em 3 anos ninguém o contratou. Como é que sobrevivia? Era empregado de mesa e chegou a ser decorador de sets de filmes para adultos. Sim, filmes para adultos.
Harrison Ford tem uma carreira de seis décadas na terra dos sonhos, mas teve de começar por algum lado. E esse lado foi a carpintaria. O melhor? Foi ele que renovou a casa de Malibu de Joan Didion e que construiu um dos estúdios do músico brasileiro Sérgio Mendes. É claro que o que se esqueceu de lhe dizer foi que nunca tinha construído um estúdio e teve de usar o cartão da biblioteca para consultar os livros de engenharia e arquitetura para perceber como o ia fazer. É caso para dizer: ganhou-se um grande ator, mas perdeu-se um carpinteiro engenhoso.
E por falar em profissões estranhas… Whoopi Goldberg, a rainha da comédia que nos deu pérolas tão boas quanto Do Cabaret Para O Convento (1992) e Feita Por Encomenda (1993) começou por ser esteticista. Mas o fator estranho ainda não entra aqui. O que é mesmo arrepiante é que além de ser esteticista ainda passou uns tempos como maquilhadora numa casa funerária. Uma casa funerária onde o dono recebia os novos empregados escondendo-se numa das gavetas da morgue e assustando-os com um salto. A sorte dele foi que a nossa Whoopi já tinha um grande sentido de humor.
Hoffman foi o homem das mil profissões antes de conseguir a grande oportunidade no grande ecrã. De todas, aquela de que te queremos mesmo falar é uma que prima por ser tão aborrecida que até a nós nos dá sono. Antes de ser o colegial seduzido por uma mulher mais velha em A Primeira Noite (1967), Hoffman foi estenógrafo nas Páginas Amarelas durante alguns anos. Não estás sozinho, nós também já não nos lembrávamos das Páginas Amarelas.
E de todas as profissões de que te vamos falar aqui, prepara-te para esta é talvez a mais surpreendente. Walken fez parte da idade de ouro da televisão quando era miúdo e chegou a entrar no TheColgate Comedy Hour com Jerry Lewis e Dean Martin. Mas uns anos depois, para ganhar uns trocos, trabalhou num circo ambulante.A fazer o quê exatamente? A domar uma leoa. Está bem que diz que a leoa era mansa como um cão, mas não éramos nós que nos metíamos naquela jaula.
Outra mulher do circo, Helen Mirren começou a sua carreira em direção ao estrelato no teatro; na Royal Shakespeare Company para sermos mais exatos. Mas antes disso, nos idos e loucos anos 60, era a miúda que andava nas feiras a convencer as pessoas a irem às atrações gastar uns trocos. Consegues imaginar a incrível Dame Helen Mirren a convencer-te a ires dar uma voltinha nos carrinhos de choque?
Já ouviste falar das partidas mais elaboradas que Hollywood já viu?
Podem viver no topo da colina de Hollywood, mas as estrelas também comem cereais ao pequeno-almoço, também perdem o telemóvel e, acima de tudo, também adoram partidas. E, como tudo em Hollywood, também estas são em grande.