Em Destaque

Conhece o fotógrafo que condensou filmes inteiros numa só imagem

8 Julho 2019

Jason Schulman é um fotógrafo, escultor e vídeo-artista britânico. E porque é que estamos aqui a falar-te de um artista multimédia, perguntas tu? Porque Jason Schulman descobriu como fotografar o “ADN” dos filmes. Confuso? Nós explicamos.

Schulman é um curioso por natureza e um dia pensou que seria interessante fotografar um filme a passar, utilizando uma técnica fotográfica de longa exposição. No início, achou que o resultado ia ser uma grande mancha castanha e confusa, mas teve uma surpresa quando percebeu que, numa só imagem, conseguia condensar a magia e a essência de um determinado filme.

Fonte da imagem

A ciência por detrás disto é esta: se pensares que normalmente um filme tem 24 fotogramas por segundo e que quando fotografamos em longa exposição estamos, tecnicamente, a fotografar vários momentos, então o que Schulman faz é fotografar milhares de fotogramas e mostrá-los numa só imagem. Mesmo que pegasses em todos os fotogramas dos filmes, os baralhasses e voltasses a condensar todos numa só imagem, essa imagem seria igual à produzida por este artista e pela sua câmara.

Fonte da imagem

Se soubermos olhar para estes resultados quase impressionistas, conseguimos perceber o que temos pela frente. Por exemplo, na maior parte das fotografias de filmes de Stanley Kubrick, a mancha torna evidente o cenário, o que faz sentido se pensarmos no amor que o realizador tinha pelos elementos formais e pelo enquadramento proporcionado pela arquitetura. Os filmes de animação ou os filmes onde a câmara se move muito e muito rapidamente já formam manchas mais abstratas, como é o caso de Dumbo (1941), O Feiticeiro de Oz (1939) ou Cinderela (1950). E em Alice no País das Maravilhas (1951) a mancha é tão psicadélica como dizem que o filme é – não existem mesmo coincidências.

Fonte da imagem

Há mesmo algo de fascinante em ver o nosso filme favorito assim, completamente “despido” e mostrado em toda a sua essência. Se o teu não é nenhum destes, convidamos-te a explorares o site do artista e desafiamos-te a adivinhares a que filme corresponde cada imagem

Anatomia de um filme de ação: é assim que eles te pregam à cadeira

Com direito a inúmeras explosões espalhafatosas, efeitos especiais de ficar de queixo caído e um big budget que acomode tudo isso, apresentamos-te a anatomia de um filme de ação.. Hasta la vista, baby!

8/7/2019 LER MAIS

Estás preparado para esta maratona de Star Wars, jovem Padawan?

Se tudo o que queres na vida é ir para o trabalho de Millenium Falcon, ter um Ewok de estimação ou beber uns copos na Cantina de Mos Esley, vais adorar a nossa maratona da próxima sexta-feira.

8/7/2019 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *