Em Destaque

As cinco curtas-metragens que vão melhorar o teu dia

31 Março 2019

Por vezes, queremos mesmo ter aquela dose de cinema, mas não temos uma hora e meia para dispensar, não é? Bom, foi para isso que se inventaram as curtas. Estamos a brincar: as curtas vieram primeiros que as longas, mas isso não significa que não tenhamos razão. Cinema é cinema, seja num filme standard, seja em dois minutos. E, porque o cinema pode ser quando nós quisermos, hoje recomendamos-te cinco curtas, que podes ver nesse reino vasto, chamado Internet.

 

Hotel Chevalier (2007)

Criado por um jovem e desenrascado Wes Anderson, Hotel Chevalier é uma espécie de prólogo não planeado para The Darjeeling Limited (2007): quando estava a pensar na longa metragem, Anderson apercebeu-se que a curta em que tinha trabalhado uns meses antes poderia ser a história que explica a neurose romântica de um dos irmãos. É a mais longa das curtas que te trazemos hoje e talvez aquela que mais tinta fez correr quando foi lançada. Marcou um momento decisivo na carreira de Anderson, que a produziu e financiou sozinho. Um quarto de hotel, uma história de amor misteriosa e música pop dos anos 60: de que é que precisas mais para clicares no play?

 

Fresh Guacamole (2012)

Um minuto e quarenta segundos, é o que basta para convencer com um filme impressionante. Se não acreditas, tens mesmo de ver esta receita de como fazer Fresh Guacamole, pensada e realizada por PES. PES é o nome de guerra de Adam Pesapano, um animador de stop motion que é conhecido pelo seu uso de objetos do quotidiano em animações elaboradas e fantasiosas. O mundo de PES é fascinante e a sua imaginação não tem limites: uma luva de basebol pode ser um fiambre, uma ficha de poker pode ser um nacho e um alicate pode ser uma criatura das profundezas marinhas. Fresh Guacamole é o filme mais curto de sempre a ser nomeada para um OSCAR™ e pode ser aquele que vai animar o teu dia de hoje.

 

Life Smartphone (2015)

Se estás a ler este artigo e a ver todas estas curtas no teu smartphone, por favor afasta-te lentamente do aparelho e volta ao nosso site depois. Esta curta mesmo curta que te trazemos, realizada pelo jovem Chenglin Xie, vai fazer-te repensar a tua relação com o teu telemóvel. Mostrando criaturas tão deformadas pelo uso da tecnologia que já só têm um olho, Life Smartphone é uma caricatura dos perigos de estarmos sempre a olhar para o ecrã ou através de uma câmara. A curta ideal para enviar àquele amigo que, mesmo quando está contigo, só te manda mensagens por WhatsApp.

 

Life in 2 Minutes (2017)

Elie Fahed é um cineasta libanês e Life in 2 Minutes é a sua poética e honesta homenagem à vida. Um filme curto e impactante (o nome é autoexplicativo), segue uma  pessoa desde o momento do nascimento até ao momento da morte, condensando em dois minutos uma vida inteira: o primeiro sorriso, os primeiros amigos, o primeiro beijo… Um exercício em sensibilidade, Life in 2 Minutes vai fazer com que comeces a questionar-te: “Será que estou mesmo a aproveitar a vida ao máximo?”

 

Kitbull (2019)

Kitbull é a curta mais famosa (e fofinha) a ter saído do programa Pixar ShortSparks, que pretende explorar novas formas de contar histórias, novos planos de produção e novas técnicas de animação. Esta curta experimental conquistou o coração de todos pela animação inacabada e pela história de amizade improvável que conta. Não sejas sempre o último a ver as coisas:

Mas afinal o que é que a Meryl Streep não consegue fazer?

Afinal, o que é que a Meryl Streep não consegue fazer? Desiludir-nos, dizemos nós.

31/3/2019 LER MAIS

O crime compensa: diverte-te com os criminosos mais estilosos de sempre

Não há nenhum de nós que não tenha já querido ser o assaltante de bancos intrépido e charmoso, ou o vigarista de falinhas mansas e fatos de alfaiate. Principalmente porque, normalmente, andam sempre muito bem vestidos.

31/3/2019 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *