Em Destaque

Acreditas que estes clássicos recentes já têm 10 anos?

31 Julho 2019

Sabemos que o tempo passa, mas acreditas que estes clássicos recentes já têm 10 anos? Espreita os trailers e se ainda não viste alguma (ou algumas) das nossas sugestões, deixa-te levar e não percas o melhor do que já se fez na sétima arte nesta última década.
Vais poder ver uma história sobre “a origem de todo o terrorismo”, como correm os planos para um suicídio planeado, um romance cómico-dramático que recebeu uma ovação de pé quando estreou, um filme sobre uma relação que une duas pessoas de dois mundos totalmente diferentes e um peculiar e genial filme de guerra (com o cunho de Tarantino). Estás curioso?

Uma Outra Educação (2009)

Correm os efervescentes anos 60 na periferia de Londres. Jenny (Carey Mulligan) é uma brilhante aluna de 16 anos, com um enorme fascínio pela cultura francesa, mas que vive espartilhada entre um ambiente escolar austero com o qual não se identifica e uns pais extremamente conservadores e autoritários (Alfred Molina e Cara Seymour). É então que aparece, num dia chuva, David Goldman (Peter Sarsgaard), um bon vivant, que tem o dobro da sua idade, mas muito carisma. A relação amorosa entre os dois possibilita a Jenny o estilo de vida que sempre quis, mas esse deslumbramento acaba quando descobre os reais motivos de David… E mais não contamos.
Baseado num ensaio autobiográfico da jornalista inglesa Lynn Barber, Uma Outra Educação é um drama recheado de grandes estrelas. Para além dos atores, a realização é do conceituado Lone Scherfig, e o argumento de Nick Hornby (autor dos best-sellers Alta Fidelidade e Era Uma Vez Um Rapaz, ambos adaptados com êxito ao cinema).

 

Um Homem Singular (2009)

Estamos novamente nos anos 60, mas agora em Los Angeles. Depois da trágica morte de Jim (Matthew Goode), seu companheiro dos últimos 16 anos, nada parece fazer sentido para o professor de literatura George Falconer (Colin Firth). Ao longo de um único dia, George revive o seu passado e prevê o futuro, enquanto se prepara para o suicídio planeado para aquela noite. Mas depara-se inesperadamente com um jovem estudante, kenny (Nicholas Hoult) que o faz ter vontade de começar tudo de novo.
Baseado no livro A Single Man, de Christopher Isherwood, que encerrou o 66.º Festival de Veneza, o filme marca a estreia na realização e argumento do estilista americano Tom Ford.
A obra foi aclamada pela crítica pelos seus planos de pormenor criativos, uma banda sonora hipnótica e uma fotografia mágica. Por vezes temos tons de cinza, outros vezes transformam-se quase em sépia, fazendo lembrar a fotografia dos anos 60.

 

O Laço Branco (2009)

“Deslumbrante”, “fascinante”, “estonteante”, “estranhamente perfeito”, “extraordinário”, “uma obra de arte.” O rol de adjetivos não deixa ninguém indiferente e fazem justiça a O Laço Branco, um filme histórico, de drama e de mistério, do realizador Michael Haneke, que conseguiu mais uma vez conquistar a Palma de Ouro em Cannes nesse ano. A ação decorre numa aldeia protestante da Alemanha do Norte, nas vésperas da Primeira Guerra Mundial, que subitamente é assolada por vários incidentes que vão retirar os seus habitantes da calma monotonia a que se habituaram. Esses eventos, de grande violência, parecem ser rituais punitivos justificados pela fervorosa religião protestante. Até que o professor da aldeia (Christian Friedel) começa a tentar perceber o terrível segredo por detrás de tudo…
Filmado a preto e branco, praticamente sem música, este é, segundo as próprias palavras de Michael Heneke, um longa metragem sobre “a origem de todo o tipo de terrorismo, seja ele de natureza política ou religiosa”.
Foi o grande vencedor da Palma de Ouro na 62.ª edição do Festival de Cannes.

o laço branco

Fonte da imagem

(500) Dias com Summer (2009)

Dez anos depois da sua primeira exibição no Festival de Sundance, a 17 de janeiro de 2009, (500) Dias com Summer, este romance cómico-dramático que recebeu uma ovação de pé nesse dia, ainda aquece o coração de muita gente como exemplo de uma bela história não de amor, mas sobre o amor.
O escritor Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) é apanhado de surpresa quando a sua namorada Summer (Zooey Deschanel) termina o namoro de forma repentina. No filme, Tom relembra vários momentos dos 500 dias que passaram juntos para tentar descobrir onde e quando o amor acabou. Na última cena, quando finalmente resolve encarar a realidade e seguir seu sonho de ser arquiteto, Tom conhece Autumn…

Sacanas Sem Lei (2009)

Sacanas Sem Lei é uma sátira violenta ao nazismo, onde Tarantino quebra todas as barreiras do género de cinema. Esta é a sua versão de como a Segunda Guerra Mundial poderia ter acabado, uma vingança dos judeus, o pesadelo dos nazis, que é passado em França.
Para a sua guerra Tarantino recrutou os melhores atores americanos e europeus, entre os quais Brad Pitt, Diane Kruger, Mélanie Laurent ou Christoph Waltz, que interpreta um nazi complexo e sádico que fala várias línguas – ganhou prémio de interpretação em Cannes e arrecadou igualmente um OSCARTM, um BAFTA e um Globo de Ouro como Melhor Ator Secundário.
Shosanna Dreyfus (Mélanie Laurent) é testemunha da execução da sua própria família, pelas mãos do Coronel nazi Hans Landa (Christoph Waltz). Shosanna consegue escapar por pouco e foge para Paris, onde assume uma falsa identidade como proprietária e operadora de um cinema. Noutro local da Europa, o Tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus americanos, conhecidos como “os sacanas”, capazes de executar golpes rápidos e brutais.

 

Decora estes nomes: os novos atores e atrizes que vão tomar Hollywood de assalto

Alguns dos nomes de que te vamos falar são mais conhecidos do que outros, mas todos eles já trabalham com os melhores realizadores e arrecadaram muitas nomeações e alguns prémios.

31/7/2019 LER MAIS

Cinema pelo Mundo: encanta-te com animações vindas de todo o globo

Se gostas de emoções fortes e de animação este é um artigo que te interessa. As nossas escolhas com histórias fantásticas de todos os continentes.

31/7/2019 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *