Crónicas
Pedro Granger
Actor

O filme de culto que não era para o ser

26 Junho 2018

Mal sabia a Disney o Sonho que este Nightmare ia ser.

O que começou por um simples poema de Tim Burton nos anos 80, acabou por tornar-se num dos maiores filmes de culto da década de 90 (e arrisco-me a dizer de sempre), e, sem dúvida alguma, como a cornerstone de toda uma legião de fãs Tim Burtiana.

THE NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS (1993), não se resume a um filme sobre o Natal , ou o Halloween, ou um filme de animação. Esta história de Jack Skellington, rei dos reis do Halloween, querer organizar o Natal, com a melhor das intenções do mundo, mas da pior maneira possível, transporta-nos a um universo mágico ao som das músicas de Danny Elfman (parceiro de eleição de Tim Burton, no que a bandas sonoras diz respeito).

THE NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS, e claro que isto é só e apenas a minha opinião, é um filme sobre como “O sonho comanda a vida”. Como não nos devemos acomodar, encostar ao que estamos habituados a fazer.

A verdade é que na vida, muitas vezes estamos fartos. Fartos. Do que fazemos, das nossas rotinas, dos sonhos que já nem nos damos ao trabalho de sonhar. THE NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS é um filme sobre não ter medo. Não ter medo que as coisas corram mal, não ter medo de falharmos, ou do que possam dizer ou pensar de nós.
É um filme sobre acreditar. Acreditar que podemos sempre mudar, sonhar, ir atrás daquilo que queremos, mesmo que às vezes isso seja o desconhecido.

Afinal de contas, Danny Elfman, que canta as músicas de Jack, canta-o a alto e a bom som : “JUST BECAUSE YOU CAN NOT SEE IT, DOESN’T MEAN YOU CAN’T BELIEVE IT”. Durante anos tive um post it com esta frase escrita à porta do meu quarto, e todos o dias, antes de sair de casa, olhava, sorria, e pensava : “’Bora lá! Mais um dia para ir atrás daquilo que eu quero. Mesmo que ainda não tenha descoberto o que é”.

Quando se sente que por mais felizes que sejamos há algo que nos falta, algo que nos faz não nos sentirmos realizados como pessoas… A verdade é que tantas vezes cantei esta música na minha cabeça, que passados uns anos cheguei à conclusão que queria ser actor… e mais que isso, por mais que achasse tão impossível, não deixei de acreditar, hei-de ter falhado muitas vezes, mas o que é certo é que acabou por acontecer .

Este filme é um bocado como o livro “O PRINCIPEZINHO”. Não percebemos muito bem quando somos crianças, mas enquanto vamos crescendo vamos percebendo a enormidade e importância de mensagens que este filme nos dá.

Esta é a que vos deixo como pretexto para verem o filme: “JUST BECAUSE YOU CAN NOT SEE IT, DOESN’T MEAN YOU CAN’T BELIEVE IT”.

Bom THE NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS. Acreditem que de pesadelo não tem nada.

O Chuck Norris é épico e dedicámos-lhe um especial “Desaparecido em Combate”

Se o papel vence a pedra, a pedra vence a tesoura e a tesoura vence o papel; o Chuck Norris vence os três ao mesmo tempo.

26/6/2018 LER MAIS

O que é que a Jennifer Lawrence tem? – 5 curiosidades sobre a atriz

Em poucos anos, Jennifer Lawrence marcou posição como uma das atrizes de Hollywood favoritas do público e dos críticos, mas ainda há muita coisa a dizer sobre ela.

26/6/2018 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *