Atualidade

Porque é que andamos a ver tantos remakes a serem feitos nos últimos tempos?

28 Setembro 2017

Angelina Jolie em cena do filme Tomb Raider

Para começar, vamos explicar-te como saber se estás a ver a um dos vários remakes a invadirem as salas nos últimos anos: chegas ao cinema, sentes um déjà vu e voltas a reviver aquela tarde chuvosa em que viste exatamente o mesmo filme, mas com algumas diferenças.

Desde musicais a filmes de ação, de filmes de banda desenhada aos típicos filmes de adolescentes, muitos são os exemplos de remakes que passam pelo grande ecrã. A grande questão que se coloca é: se já viste este nome no cartaz há uns anos, porque é que agora o estás a ver outra vez?

A principal razão para apostar em reavivar alguns nomes já conhecidos é económica. Hollywood precisa de lucro para sobreviver e a melhor forma para lucrar na economia do cinema é jogar pelo seguro. A premissa é: se já funcionou uma vez, é provável que funcione outra.

Neste jogo de poker, o all in é trazer de volta alguns dos nomes que marcaram gerações. Queres um exemplo? Spider-Man: Regresso a Casa (2017) arrecadou mais de 700 milhões de doláres em todo o mundo, apesar de já todos os fãs saberem a história de trás para a frente porque a conhecem dos tempos do Tobey Maguire. Os números falam por si e este remake foi um autêntico sucesso de bilheteira.

Por outro lado, Hollywood tem uma longa tradição de adaptar material já existente, desde livros a jogos (Tomb Raider vai ter um remake já em 2018, e a coisa promete, por exemplo). Ora, a partir daí é fácil chegarmos a filmes baseados noutros filmes, como é o caso do novo Scarface, com data prevista de lançamento para 2018.

Cena do filme Scarface

Além disso, não podemos negar que estamos a assistir atualmente a uma grande evolução tecnológica e isso significa que se pode fazer mais com o mesmo. Se compararmos o novo Ghostbusters (2016) com o original de 1984, a diferença nos efeitos especiais é massiva. O casting renovado, com quatro heroínas no papel principal, é outra mudança que podemos apontar: o girl power é cada vez mais uma aposta desta nova Hollywood, mais inclusiva e mais aberta.

Cena do filme Ghostbusters

Como vês, a resposta até é simples. De qualquer forma, seja por uma razão ou outra, o que é certo é que os remakes vieram para ficar. Se não os podes vencer, junta-te a eles!

Já viste alguma das cinco melhores séries para quem gosta de cinema?

Se gostas dos melhores filmes, o mais provável é que também gostes das melhores séries. Mas será que já te aventuraste no mundo das séries que são tão cinematográficas que são melhores que muitas das películas que vemos nos cinemas?

28/9/2017 LER MAIS

Passadeira Vermelha: queres saber exatamente como é que tudo se passa?

A passadeira vermelha é muito mais do que o glamour e a elegância e o social que vês nas fotos e garantimos-te que pode ser o momento mais stressante do dia para todos os envolvidos. Ora vê.

28/9/2017 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *