Atualidade

Os melhores filmes e séries de 2019: A lista de… Barack Obama

10 Janeiro 2020

Se há listas que nos fazem fugir a sete pés, como a das tarefas domésticas acumuladas ou a obrigação de tratar de várias burocracias, há outras que nos fazem dar pulinhos de alegria. Nesta última categoria consideramos, sem hesitação, a divulgação dos melhores filmes e séries de 2019… na opinião de Barack Obama.

O anterior presidente dos EUA tem alimentado esta tradição, muito peculiar, de partilhar com os seus milhões de seguidores no Twitter uma lista com aqueles que foram, para si, os melhores exemplos de excelência no âmbito da literatura, da música e do cinema. Ano após ano já nos tem habituado a este best of e não nos temos arrependido de seguir as suas sugestões, por isso, desta vez, estamos muito convictos de que não será diferente.

No ano seguinte após ter deixado o cargo da presidência, Barack e a sua mulher, Michelle Obama, abraçaram um novo projeto, lançando uma produtora – a Higher Ground Productions – com os propósitos de trazer diversidade e de dar voz a histórias consideradas pelo casal como criativas, inspiradoras e em falta na indústria de entretenimento. Pretendem também com esta iniciativa reconhecer talento em várias atores e atrizes, dando-lhes a oportunidade de brilharem em produções com impacto e pertinência. Após a assinatura de um contrato com a gigante Netflix, começaram a produzir, além de filmes e séries, documentários. Um exemplo disso mesmo é Indústria Americana (2019), que, como não podia deixar de ser, encabeça a listagem dos melhores filmes de 2019 para Obama. Este relato de uma típica fábrica em declínio foca as mudanças profundas para os seus trabalhadores após a aquisição das instalações por um milionário de origem chinesa, com tudo o que isso trouxe de positivo, sem esquecer de sublinhar a dura realidade.

Curiosamente, a segunda recomendação da lista é outro documentário, Amazing Grace (2018). Desta vez assinala uma viagem aos anos 70 e à vida da lendária Aretha Franklin, a cantora e compositora norte-americana que se tornou um ícone incontornável da música gospel e soul. Uma oportunidade de testemunhar o seu talento e de voltar a ouvir a voz que conquistou e continua a conquistar gerações. Sabias que a cantora foi uma apoiante de Barack Obama, tendo cantado na sua cerimónia de tomada de posse, em 2009?

 

Se antes eram apenas os filmes a receber as atenções da crítica e a serem acarinhados pelo público, essa realidade está em mudança. Agora também as séries são merecedoras da nossa atenção e de todo o crédito. Fleabag (2016 – 2019) é uma comédia embebida em tragédia, adaptada de uma peça de teatro da autoria de Phoebe Waller-Bridge, que assume também o papel de protagonista. A atriz, escritora e produtora tem visto o seu trabalho reconhecido, nomeadamente na recente cerimónia dos Globos de Ouro, arrecadando aí os prémios cobiçados de Melhor Série de Televisão Musical ou Comédia com Fleabag e o de Melhor Atriz numa Série de Comédia, em nome próprio. Não deixa de ser interessante esta recomendação por Barack Obama, já que, sem querermos revelar demasiado, ele faz uma (muito) breve aparição na série, num contexto, digamos, no mínimo intrigante…

Fazemos ainda um outro destaque para Inacreditável (2019), a minissérie de 8 episódios, baseada em factos reais, que nos conta a dilacerante história de uma adolescente, Marie (Kaitlyn Dever), descredibilizada pela polícia após ter denunciado a sua violação. Apenas duas detetives, interpretadas de forma exímia pelas atrizes Toni Collette e Merritt Wever, têm a capacidade de correlacionar casos semelhantes, ocorridos em diferentes Estados, e de estabelecer ligações que, até então, permaneciam por desvendar. Suspense, mistério e emoção, vemos aqui argumentos que justificam a sua menção na lista de Obama, concordas?

Apesar de estas terem sido as nossas menções honrosas, achamos que todos os filmes e séries da lista merecem a tua atenção, pois têm o poder de nos transportar para outras dimensões, muitas vezes de nos fazer acreditar em universos paralelos ou de nos dar a conhecer histórias reais e devastadoras. Sofremos com as amarguras dos protagonistas interpretados por talentosos atores e atrizes e regozijamos com as suas conquistas. Nas palavras de Obama, podem ser um conforto depois de um dia longo e até transformar a visão que temos do mundo. É essa a magia e a força do cinema e da televisão e não queríamos que fosse de outra maneira.

Portanto já sabes, se estavas à procura de sugestões de filmes ou de séries tão viciantes que te vão fazer perder a noção das horas, tens aqui uma lista bem completa, com o selo de aprovação de um dos ex-líderes mundiais mais carismáticos da atualidade, e com o nosso também.

A Ressaca III: tens estaleca para esta aventura?

A Ressaca III reúne a “matilha” por uma última vez. Chave na ignição, pé no acelerador e música bem alta. Pronto para reviver o espírito das aventuras entre amigos?

10/1/2020 LER MAIS

Gosto de cinema

Catarina Beato gosta de cinema. Do momento em que as luzes se apagam e vive outras vidas. Gosta do alheamento, das gargalhadas, das lágrimas, das aprendizagens.

10/1/2020 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *