Atualidade

Quando os filmes de terror mais assustadores se passam em sets assombrados

7 Maio 2018

Todos nós gostamos de uma boa história assustadora, mas e quando os filmes de terror são o palco dos acontecimentos estranhos? Toda a gente sabe que num ambiente de tensão, somos mais sugestionáveis, mas o que é facto é que há histórias tão assustadoras e insólitas que têm de ter um ponto de verdade, não é?

 

Poltergeist, O Fenómeno (1982)

Cena do filme Poltergeist

Poltergeist, O Fenómeno é provavelmente um dos filmes de terror que mais pessoas aterrorizou nos anos 80 e o facto de ter uma maldição associada só serviu para empolar este estatuto de culto. Conta a história de uma família que é assombrada e os acontecimentos que lhe estão associados não são menos estranhos: Heather O’Rourke, a irmã mais nova que sussurra a frase “They’re here”, morreu poucos meses antes da estreia do terceiro filme e Dominique Dunne, a irmã mais velha, foi brutalmente assassinada pelo ex-namorado uns meses depois da estreia do primeiro filme. Além disso, houve também outros membros do elenco a morrerem de forma misteriosa. A razão? Talvez por Spielberg ter usado esqueletos reais na cena da piscina (porque mandar fazer esqueletos ficava muito caro). Decisões, decisões…

 

Amityville – A Mansão do Diabo (1979)

Cena do filme Amityville

Os filmes de Amityville são inspirados na história (supostamente) real da família Lutz, que comprou a casa uns anos depois de Ronald DeFeo ter assassinado a família enquanto dormiam. Os Lutz passaram exatamente 28 dias no 112 de Ocean Avenue, em Amityville. Alegadamente, esses 28 dias foram recheados de acontecimentos paranormais. Esta história deu origem a um dos filmes de terror mais assustadores de sempre e a histórias estranhas nos sets de filmagem. James Brolin estava a ler a novela que foi escrita sobre os eventos reais, ainda cético sobre tudo e indeciso se devia aceitar o papel. De repente, um dos objetos do quarto caiu sem qualquer razão aparente e, ao sentir-se ameaçado, decidiu aceitar o papel com medo do que poderia acontecer se não o fizesse. Lembras-te de lá em cima mencionarmos em coisas tão insólitas que têm um fundo de verdade? Este acontecimento pode não parecer muito assustador, mas é tão estranho que nos deixa a pensar.

 

Amityville – A Mansão do Diabo (2005)

Cena do filme Amityville

E a provar que esta história é mesmo estranha, o remake do filme foi também extremamente assombrado. Ryan Reynolds conta que durante as filmagens acordava todos os dias às 3:15 da manhã, que é a hora em que DeFeo alegadamente assassinou a família, e a atriz Melissa George disse que sentia uma presença sobrenatural que a acompanhava durante as filmagens. O mais arrepiante? Um mês antes de começar a produção, o corpo de um pescador assassinado apareceu na praia onde iam filmar. Coincidência? Forças do mal a fazerem das suas? O que achas?

 

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Cena do filme O Exorcismo de Emily Rose

Este filme conta a história (mais ou menos) real de Anneliese Michel, uma jovem esquizofrénica que morreu depois de ser exorcizada. Na sequência do exorcismo, foi deixando de comer e beber, acabando por morrer de malnutrição e desidratação em 1975. O padre que a exorcizou foi acusado de homicídio. O Exorcismo de Emily Rose é um dos poucos filmes de terror sobre exorcismos que conta o que se passou depois, no julgamento do padre. Mas vamos ao que interessa: as atrizes Jennifer Carpenter e Laura Linney dizem que durante a produção os aparelhos eletrónicos que tinham no quarto se ligavam sozinhos todas as noites, principalmente os rádios. Pode bem ter sido uma falha elétrica, mas nunca se sabe.

 

O Génio do Mal (1976)

Cena do filme O Genio do Mal

Um filme sobre a chegada do Anticristo tem tudo para correr mal. O Génio do Mal é um filme de culto, principalmente porque tem uma maldição associada: quase todos os envolvidos na produção tiveram acidentes graves ou estão ligados a mortes súbitas. Dois meses antes da produção o filho de Gregory Peck suicidou-se. Depois, o seu avião foi atingido por um raio, bem como o de um dos produtores executivos do filme. Numa cena muito famosa do filme, os atores foram mesmo atacados por macacos e o tratador destes morreu no dia seguinte comido por um tigre. Uns meses depois da estreia, um dos técnicos de efeitos especiais, que tinha trabalhado numa cena de decapitação, teve um acidente de carro na Holanda no qual a sua assistente morreu decapitada. O local? A 66,6km de uma cidade chamada Ommen. Nós não acreditamos em bruxas, mas isto é tudo muito estranho.

 

 

 

  • Poltergeist, quarta-feira 9, 02:20

No mês do Dia Mundial do Cinema revê estas cenas icónicas

Novembro é o mês do Dia Mundial do Cinema e não o podíamos deixar passar sem fazer uma lista de algumas das cenas icónicas do cinema dos últimos 30 anos.

7/5/2018 LER MAIS

Consegues adivinhar que profissões tiveram estes atores e atrizes?

Se estás a ler isto no trabalho, à espera que o dia passe para picares o ponto, fica a saber que há quem tenha tido trabalhos bem piores. E perigosos. E chatos.

7/5/2018 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *