Atualidade

Cannes – dos sapatos de Kristen Stewart à marcha de Cate Blanchett

4 Junho 2018

Este ano Cannes comemorou 71 anos de cinema e, depois de um ano em que o mundo da sétima arte foi tão abalado, serviu de palco a algumas mudanças que já há muito merecia ser vista. Hirokazu Kore-eda levou a Palma d’Ouro para casa com Manbiki kazoku (2018), o júri foi composto maioritariamente por mulheres e a Palma Queer, já com oito anos, teve finalmente o destaque que merecia.

Ora vê alguns dos momentos mais divertidos e emocionantes deste ano.

 

KRISTEN STEWART DESCALÇOU-SE (POR UMA BOA RAZÃO)

Kristen Stewart descalça-se na passadeira vermelha de Cannes 2018 - Getty Images

Fonte da imagem

Kristen Stewart, conhecida por ser uma provocadora nata, decidiu insurgir-se contra a regra não escrita de que as mulheres não podem usar saltos rasos na passadeira vermelha, e fez o que tinha a fazer: descalçou-se. Em 2015 esta questão já tinha dado polémica, mas parece que num ano quente como este a atriz decidiu voltar a recordar que pode vestir e calçar o que quiser na passadeira vermelha.

 

AS MULHERES MARCARAM PRESENÇA NOS DEGRAUS DA PASSADEIRA

Marcha das Mulheres em Cannes 2018 - Getty Images

Fonte da imagem

Este ano, marcado pela conversa dos direitos das mulheres (em todo o lado, mas principalmente no cinema), Cate Blanchet, presidente do Júri, e Agnés Varda, abanaram Cannes e encabeçaram uma manifestação nos degraus da passadeira vermelha. Oitenta e duas mulheres (uma por cada realizadora que pisou aqueles mesmos degraus ao longo de 71 anos de Festival de Cannes) manifestaram-se por mais representatividade no mundo do cinema, salários iguais e melhores condições de trabalho. Este foi um dos momentos mais poderosos do festival e os discursos das duas mulheres foram verdadeiramente inspiradores.

 

AS SELFIES FORAM PROIBIDAS

Bella Hadid na passadeira vermelha de Cannes 2018

Fonte da imagem

Sim, Thierry Fremaux, um dos oficiais do festival, baniu mesmo as selfies da passadeira vermelha. O lema deste ano? Deixem as fotografias para os fotógrafos.

 

CHEWBACCAS NA PASSADEIRA VERMELHA

Chewbacca na Estreia de Han Solo: Uma História de Star Wars (2018) em Cannes 2018 - Getty Images

Fonte da imagem

Terminamos este artigo com um bónus para ti, fã de Star Wars. Na estreia de Han Solo: Uma História de Star Wars (2018), o Chewie teve direito a desfilar na passadeira mais cobiçada do mundo. Nada mau.

Michelle Williams – a história da estrela mais discreta de Hollywood

Esta menina tímida não para de fazer filmes (mesmo depois de um pequeno percalço de falamos mais baixo) e já foi nomeada para quatro OSCARS™.

4/6/2018 LER MAIS

Instantes Decisivos

Gostei tanto que anos mais tarde comprei em DVD e ofereci a muita gente como miminho. Acredito que devemos partilhar as coisas boas desta vida e sem dúvida que este filme é uma.

4/6/2018 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *