Atualidade

A magia dos efeitos especiais e a arte das miniaturas no Museu Cinéma & Miniature

16 Dezembro 2019

O Museu Cinéma & Miniature, em França, nem parece real de tão peculiar e fascinante! Graças ao seu fundador, o miniaturista Dan Ohlmann, é possível encontrar um ambiente onde se juntam a magia dos efeitos especiais dos filmes e o mundo poético dos artistas em miniatura.

Fonte da Imagem

É no coração cidade velha de Lyon, em França, que encontramos o Museu Cinéma & Miniature, um local que une as duas paixões do miniaturista e fundador Dan Ohlmann – os efeitos especiais e as miniaturas – numa mostra que conta a história de alguns dos muitos episódios, personagens e situações do mundo do cinema.

Quando aos efeitos especiais em filmes, o museu integra uma coleção que coloca em evidência os truques e técnicas usados nos filmes antes do surgimento da produção puramente digital. Esta é, aliás, “a única coleção desse tipo na Europa, e que mostra o talento extraordinário desses artistas de estúdio e mestres da ilusão”, conta-nos a página da internet do museu.

Nesta Hollywood em ponto pequeno, os adeptos da Sétima Arte podem apreciar, por exemplo, o traje original de Batman Forever (1995), o terrível boneco Chucky de Child’s Play (1988), o fofinho Gizmo de Gremlins (1984), os monstrinhos de Men in Black (1997) e até um triceratops de Jurassic Park (1993).

Mas esta é apenas uma pequena parte da coleção, que inclui centenas de outras surpresas, como figurinos, cenários de filmes, máscaras e próteses, animatronics e maquetes de efeitos especiais, que mostram os bastidores de algumas dos momentos mágicos do cinema.

Fonte da Imagem

Fonte da Imagem

 

MAIS DE 120 REPRODUÇÕES ULTRARREALISTAS

Fonte da Imagem

 

Fonte da Imagem

Os visitantes podem também deliciar-se com uma coleção de cenas em miniatura criadas por Dan Ohlmann, acompanhadas de obras de cerca de 30 miniaturistas de todo o mundo, para um total de mais de 120 reproduções ultrarrealistas.

Neste original museu poderá encontrar, por exemplo, a miniatura do famoso restaurante Maxim de Paris, do Museu de História Natural ou o Bouchon Lyonnais, surpreendentes “miragens visuais”.

Estão também expostos mais de 1000 objetos em miniatura, obras-primas de destreza e habilidade que refletem uma variedade impressionante das profissões do mundo.

Em suma, são mais de duas centenas os filmes representados, onde todas as peças em exposição chegam ao público acompanhadas de notas explicativas dos filmes em que figuraram.

O Museu Cinéma & Miniature (https://www.museeminiatureetcinema.fr/) está aberto todos os dias das 10h00 às 18h30 e um bilhete de adulto custa 9,50 euros.

 

Quentin Tarantino: quando um verdadeiro cinéfilo também faz filmes

Quando vemos um filme de Quentin Tarantino, sabemos que estamos a ver um filme de Quentin Tarantino. É isto que faz um grande autor? Reconhecer imediatamente o seu trabalho?

16/12/2019 LER MAIS

Explicamos-te o sucesso estrondoso de Wonder Woman – Mulher Maravilha

Se tens andado com atenção nas últimas semanas, sabes que o novo filme baseado numa super heroína da DC Comics, Wonder Woman, deixou toda a gente às aranhas. Explicamos-te tanta surpresa.

16/12/2019 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *