Em Destaque

Prepara-te para os OSCARS® com filmes que foram verdadeiros vencedores

1 Março 2018

Finalmente temos os OSCARS® mesmo a chegar. Depois de tanto suspense, de tantas voltas e reviravoltas, já só faltam 3 dias para sabermos quem vai levar para casa as estatuetas douradas mais desejadas do ano. Como sabemos que estes três dias vão parecer-te intermináveis e estás impaciente, dá uma olhada nos filmes vencedores que te propomos, enquanto a noite da cerimónia não chega.

 

Aurora (1927)

Nomeações: 4

OSCARS®: 3  

Cena do filme Aurora

Aurora foi um dos filmes nomeados e vencedor nos primeiros OSCARS® de sempre, em 1929! Foi também o único filme a ganhar o OSCAR® de Melhor Produção Artística. Nesta primeira cerimónia, os OSCARS® mais importantes foram os de Melhor Produção Artística e o de Filme Excelente, chamemos-lhes assim. No ano seguinte, o primeiro viria a ser eliminado e ficaria para a história aquele que hoje conhecemos como o OSCAR® de Melhor Filme. Assim, Aurora será para sempre um filme histórico: recebeu o primeiro OSCAR® de Melhor Cinematografia, de Melhor Atriz e é o único filme com o OSCARS® de Melhor Produção Artística. Se gostas de cinema a preto e branco e de histórias bem dramáticas, este é o filme para ti.

 

Touro Enraivecido (1980)

Nomeações: 8

OSCARS®: 2

Cena do filme Touro Enraivecido

Touro Enraivecido pode não ter ganho a maior parte das estatuetas para o qual estava nomeado, e até pode “só” ter levado para casa Melhor Ator Principal e Melhor Edição, mas isso não faz com que não tenha sido um dos grandes vencedores dos OSCARS® de 1981. Se pensares que Touro Enraivecido quase não foi feito porque Scorsese estava no hospital a recuperar de uma overdose, convencido que nunca mais faria nenhum filme, começas a perceber a sua importância. Na realidade, foi Robert De Niro que insistiu com Scorsese para realizar o filme, e que acabou por chamar Paul Schrader para escrever o argumento, voltando a juntar um dos trios mais icónicos do cinema dos anos 70 e 80. Uma das grandes obras primas do cinema, este é um filme que é perfeito em tudo, desde as atuações à cinematografia (minuciosamente pensada por Michael Chapman). Liga-te ao Canal Hollywood no próximo sábado, dia 3, e revê este Touro Enraivecido.

 

Titanic (1997)

Nomeações: 14

OSCARS®: 11

Cena do filme Titanic

Nomeado para 14 OSCARS® e com 11 no bolso, Titanic é um dos recordistas dos prémios. Conseguiu arrecadar três dos principais OSCARS® (Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Cinematografia), e ainda levou vários prémios técnicos, ou não fosse ele a obra-prima (até aí) de James Cameron, que anos mais tarde nos trouxe Avatar (2009). Queres saber uma curiosidade? Ao contrário do que toda a gente pensa e se tornou mito, não foi Céline Dion que recebeu o OSCAR®de Melhor Música Original. Quem escreveu a música foram James Horner e Will Jennings, que acabaram por ser suplantados pela popularidade da cantora canadiana.

 

 

O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei (2003)

Nomeações: 11

OSCARS®: 11

Cena do filme O Senhor dos Aneis

O Senhor dos Anéis é a trilogia mais nomeada de sempre (bate O Padrinho e Star Wars com 30 nomeações para os OSCARS®), e O Regresso do Rei teve muita coisa a ver com isso. Este terceiro filme da trilogia é um recordista e o único filme de sempre a ganhar em todas as categorias em que foi nomeado, 11 prémios no total.  Além dos prémios técnicos já esperados em qualquer filme de Peter Jackson, ainda conseguiu levar o OSCAR® de Melhor Filme e o de Melhor Realizador, o que é muito raro em filmes de fantasia. E sabes que mais? A última cena do filme foi gravada depois de já ter ganho os OSCARS®. O realizador achou que teria piada filmar uma última cena depois do filme estrear nos cinemas, que podes ver na versão longa em DVD.

 

Guia Para Um Final Feliz (2012)

Nomeações: 7

OSCARS®: 1

Cena do Filme Guia Para Um Final Feliz

Guia Para Um Final Feliz foi uma das agradáveis surpresas dos OSCARS® de 2013. Este é um daqueles filmes que não conseguimos bem classificar, mas podíamos em tudo chamar de comédia romântica. Por isso, foi uma surpresa ver um filme do género com tantas nomeações, incluindo de Melhor Filme e Melhor Realizador. Também foi o filme que juntou a equipa vencedora de David O. Russell, Jennifer Lawrence e Bradley Cooper. Revê esta história incrível no domingo, no Canal Hollywood, e entra na noite dos OSCARS® com o pé direito.

 

  • Touro Enraivecido / sábado 03, 20:10
  • Guia Para Um Final Feliz / domingo 04, 22:00

 

Consegues descobrir as pistas que estes filmes misteriosos escondem?

Hoje é um dia de mistério. Fica a conhecer estes cinco filmes, que têm todos a particularidade de serem mistérios bem construídos e que te deixam a pensar neles muito tempo depois de os teres visto.

1/3/2018 LER MAIS

Estrelas de Maio: estes três estão de parabéns

Gostamos de pensar que as estrelas não envelhecem, mas os anos também passam por elas. Este mês queremos dar os parabéns a estes três favoritos.

1/3/2018 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *