Em Destaque

Quando o Jamie Foxx e o Tom Cruise fizeram Colateral

26 Maio 2017

Jamie Foxx, Tom Cruise, Javier Bardem, Mark Ruffalo e Jada Pinkett Smith. Com este elenco de luxo, Colateral não é só mais um filme de ação. E se falarmos no guião, na realização, na edição e na banda sonora também começamos a explicar como é que um filme que tinha tudo para ser “só mais um filme de carros e armas” acabou por ser um grande filme de suspense, com direitos a nomeações para Oscares e vitórias nos BAFTAS.

Tom Cruise numa cena do filme Colateral

Jamie Foxx faz o papel de Max, um taxista cuja vida é a mesma há 12 anos: acordar, conduzir o taxi, dormir, repetir. Tom Cruise é Vincent, um passageiro misterioso que o contrata por uma noite: 700 dólares por cinco paragens e uma útlima viagem para o aeroporto.

Colateral foi um dos filmes que marcou a transição para o digital, e o realizador Michael Mann conseguiu transformar todos os problemas que esta nova forma de filmar trazia na altura numa estética marcada que elevou o resultado final. O tom sombrio acabou por dar o mote para um filme que nos mostra a cidade como se também fosse uma personagem, onde as personagens se movimentam em pleno desespero.

Jamie Foxx numa cena do filme Colateral

Mas o que este filme tem que muitos outros não têm é um Jamie Foxx e um Tom Cruise na melhor das formas, com uma química intensíssima. Estes dois formam um par improvável cujas interações são brilhantes. Vincent é perigoso, Max está fechado no carro com ele, e tudo pode correr muito, muito mal.

Para se preparar para o filme, Tom Cruise andou a fazer entregas de correio com o objetivo de não ser reconhecido e de adquirir uma linguagem corporal que lhe permitisse passar despercebido. Além disto, o realizador preparou dossiers com as histórias dos personagens. Estas biografias foram feitas com tanto detalhe que, quando fez o filme, Tom Cruise até sabia quando Vincent tinha começado a gostar de jazz.

Colateral é um filme que tem um bocadinho para todos: os fanáticos das atuações, os doidos da cinematografia e os geeks dos filmes de ação. Bónus? Jason Statham faz uma perninha numa cena icónica. Lembras-te de qual?

Jamie-Foxx-e-Tom-Cruise-no-filme-Colateral

  • Colateral / segunda 29, 01:10

Curta-Metragem com Final Feliz

Luís Filipe Borges escreve uma crónica com final feliz. Os filmes que viu, os filmes que não viu, os filmes que ainda vai ver. The show must go on.

26/5/2017 LER MAIS

Festival de Cannes e os escândalos do passado

O Festival de Cannes é sinónimo de três coisas: grandes filmes, grandes egos e grandes escândalos. Descobre aqui alguns dos casos mais falados em 69 anos de festival.

26/5/2017 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *