Em Destaque

Guarda-roupa – conhece as figurinistas por trás dos teus filmes favoritos

13 Dezembro 2017

Banner da rubrica Nem so de estrelas e feito um filme

Guarda-roupa, cenário, fotografia, casting, e muito mais. Um filme não é feito só de realizadores e estrelas, e é por isso que nos próximos tempos vamos dar-te a conhecer as caras que ajudaram a criar os teus filmes favoritos.

O guarda-roupa de um filme é fundamental para o realizador contar melhor a história, indicar-nos traços de carácter das personagens e ajudar os atores e atrizes a entrarem no espírito do filme. Em 1948 foi criado o Oscar de Melhor Guarda-Roupa, e desde aí que esta é uma área altamente conceituada. No entanto, por muito que nos lembremos dos vestidos incríveis de determinado filme, por norma não nos lembramos de quem os desenhou. Por isso, hoje apresentamos-te cinco mulheres responsáveis por vestir algumas das tuas personagens favoritas.

Jacqueline Durran

Cena de A Bela e O Monstro

Oscars: 1

Jacqueline Durran é britânica, e começou a trabalhar em 2002 no filme Tudo ou Nada de Mike Leigh. O facto de se estrear no guarda-roupa com um filme passado nos dias de hoje não a impediu de desenvolver um gosto pelos filmes de época, e é aí que tem vindo a construir uma carreira invejável. Se adoraste as roupas de Orgulho e Preconceito (2005), Anna Karenina (2012), Mr. Turner (2014) ou a A Bela e o Monstro (2017), então já aprecias o seu trabalho há algum tempo. Um dos realizadores com quem mais gosta de trabalhar é com Joe Wright e colaboram normalmente com Keira Knightley. Aliás, três das quatro nomeações para prémios da Academia que recebeu foram a trabalhar com o realizador e a atriz e quando ganhou o Oscar pelos vestidos incríveis de Anna Karenina, muitos foram os que sentiram que lhe tinha sido finalmente feita justiça. Nos próximos tempos, vais poder ver o seu trabalho em Maria Madalena e Peterloo, ambos a estrear em 2018.

 

Edith Head

Audrey Hepburn em Cinderela em Paris

Oscars: 8

Edith Head foi a mulher que viu todas as grandes estrelas da velha Hollywood como nunca as vimos, e foi ela que as transformou nos deuses e deusas que hoje povoam o nosso imaginário. Fred Astaire, Robert Newman, Sophia Loren, Kim Novak, Jimy Stewart, Elisabeth Taylor. Ao longo de mais de mil filmes, Edith Head vestiu Hollywood inteira e só ficou com pena de não ter vestido a mulher mais bela do mundo, Ms. Marilyn Monroe, de seu nome. Se ficas babado a olhar para o guarda-roupa dos filmes de Hitchcok, fica a saber que muito provavelmente foi ela a responsável (colaboraram oito vezes). Durante os 60 anos em que trabalhou na área, Edith Head reinou sobre as estrelas, e foi responsável pelo icónico conjunto verde lima que Tippi Hedren usou n’Os Pássaros (1963), pelos vestidos elegantes que Grace Kelly vestiu em A Janela Indiscreta (1954) e pelos fatos de Ingrid Bergman em Difamação (1946).

Milena Canonero

Elenco de Maria Antonieta

Oscars: 4

Provavelmente não conheces o nome, mas Milena Canonero é uma das mais requisitadas responsáveis pelo guarda-roupa e trabalhou em filmes que fazem parte do teu imaginário. Desde Laranja Mecânica (1971) a Cotton Club (1984), passando por África Minha (1985) e Marie Antoinette (2006), Canonero ficou conhecida pela atenção ao detalhe. Não admira, portanto, que Wes Andersonconhecido pelo amor à estética, a tenha chamado para colaborar em três dos seus filmes, incluindo Grand Budapeste Hotel (2014), onde tem um trabalho exemplar de composição de cor e volume. Mas queres saber o mais curioso? Este peso pesado do guarda-roupa trabalhou com o nosso Manoel de Oliveira em 2006, com o filme Belle Toujours.

Collen Atwood

Elenco de Monstros Fantasticos e Onde Encontra-los

Oscars: 4

Collen Atwood tem uma lista de trabalho extensa e não é por sorte que já ganhou quatro Oscars. A praia dela é o limite entre o histórico, o teatral e o fantástico. Isso explica que seja uma das colaboradoras habituais de Tim Burton, com quem já arrecadou um Oscar no filme Alice no País das Maravilhas (2010). Este ano levou outro para casa com o filme Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los e se queres muito voltar a ver o trabalho dela, podes ver A Branca de Neve e o Caçador (2012) no dia 23 no Canal Hollywood, num aquecimento para os filmes de Natal.

Catherine Martin 

Elenco de Moulin Rouge

Oscars: 4

Catherine Martin é uma mulher de duplo ofício. Além de ser responsável por guarda-roupa, também é diretora de arte e foi nos cenários que começou a trabalhar. Além disto, colabora quase sempre com o marido, “the one and only” Baz Luhrmann, com quem forma uma dupla criativa de sucesso. Os dois são responsáveis pelos espetáculos incríveis que são filmes como Moulin Rouge! (2001), Austrália (2008) e O Grande Gatsby (2013).

 

 

  • A Branca de Neve e o Caçador / sábado 23, 20:15

O mundo mágico de Wes Anderson, este mês no Hollywood

O que é que torna os filmes do Wes Anderson tão mágicos? Depois de leres as nossas pistas nunca mais os verás da mesma maneira.

13/12/2017 LER MAIS

A Gaiola Dourada: o filme que todos os portugueses têm de ver (e rever)

A Gaiola Dourada é uma homenagem à grande bandeira dos portugueses, os seus valores– humildade, dignidade, esforço e discrição. Não podes perder esta estreia!

13/12/2017 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *