Em Destaque

Anatomia de um filme de comédia: mas afinal o que é que te faz rir?

11 Outubro 2017

Imagem da rubrica Anatomia de um filme de comedia

Todos nós gostamos de ver um bom filme de comédia de vez em quando, não é? Mas uma coisa que nunca conseguimos bem explicar é porque é que uns filmes nos fazem rir mais do que outros. Hoje queremos explicar-te os elementos de que a comédia é feita. Vamos falar na comédia em termos gerais, porque, tal como de certeza já sabes, enquanto amante da sétima arte que és, este é um género com muitos subgéneros: comédia romântica, comédia de ação, comédia negra, paródia e por aí fora.

Comecemos pelo início: se há coisa que nos faz sempre rir é o exagero. O filme de comédia pega sempre nesta noção, mas, paradoxalmente, fá-lo de forma equilibrada para não perder o sentido. Exagerar uma situação caricata ou uma personalidade bizarra é uma arte, e é isso que vês nas grandes comédias.

Cena do filme Shanghai Noon

O protagonista ou protagonistas também são bastante importantes. Normalmente é alguém a) cuja normalidade é tão aborrecida que se torna cómica ou b) que tem uma personalidade tão estranha que é aí que encontramos o exagero. Nos dois casos, a personagem é normalmente posta numa situação caricata e vai ter que ir ao extremo para se desenvencilhar. Um bom exemplo? O filme A Ressaca (2009), onde quatro amigos acordam no meio do caos e têm que perceber o que aconteceu na noite passada.

Cena do filme A Ressaca 2

Outro elemento que aparece bastante no filme de comédia é o slapstick, ou comédia física. Vinda dos primórdios do cinema, com atores como Chaplin ou Buster Keaton, a parte física da comédia é muito importante para estabelecer algum dinamismo nas cenas. Se já viste o filme Shanghai Noon (2000) com Jackie Chan e Owen Wilson, por exemplo, sabes bem do que falamos.

No fundo, aquilo que nos faz rir é sempre um mistério, mas se pensares bem no teu filme de comédia favorito, vais ver que encontras lá todos estes elementos. O segredo, meu caro, está na execução.

 

  • A Ressaca / quinta 12, 23:15
  • Shanghai Noon / domingo 15, 15:20
  • Jantar de Idiotas / sexta 20, 21:30
  • Oh Não! Outro Filme de Adolescentes / domingo 22, 02:15

 

 

Estas Estrelas de Outubro foram ao espaço (ou o espaço veio até elas)

As nossas Estrelas de Outubro têm todas uma coisa em comum: ou já foram ao espaço, ou o foi o espaço que veio até elas. Isto tudo, é claro, no grande ecrã.

11/10/2017 LER MAIS

Vampiros do rock’n’roll: as criaturas da noite também gostam de dançar

Se também és fã de guitarradas e das bateria, estes vampiros do rock'n'roll são para ti. They can’t have no, uhuhu, satisfaction.

11/10/2017 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *