Destaques

No princípio, eram os blogues

10 Maio 2017

cronica-nuno-markl-canal-hollywood

No princípio, eram os blogues. E os blogues se fizeram redes sociais. E, de repente, as pessoas começaram a sentir que – sim senhor, nada contra as cápsulas de 140 caracteres, mas se calhar era interessante voltar a ler um bocadinho mais. E os blogues voltaram. Isto que tem à sua frente é um espécime novinho em folha, ao qual muito me honra cortar a fita imaginária com uma tesoura não menos imaginária – as melhores tesouras, para mim, dada a minha falta de jeito e potencial risco de cortar alguém (ou eu próprio).

Sim, caro leitor – a partir de hoje tem ao seu dispor este resplandecente estaminé digital do Canal Hollywood, uma celebração do quanto todos amamos o Cinema. E, com a breca, como vamos demonstrá-lo!

O Canal Hollywood está-nos no ADN. Foi o primeiro a servir-nos um rio de cinema nas nossas casas, uma torrente imparável que sabíamos que corria 24 horas por dia, pronta para saciar a nossa sede cinéfila. Foi mágico para pessoas como eu, que cresceram com a ideia de que o cinema na televisão era algo por que se esperava pacientemente, em sessões isoladas no meio da programação generalista. Se queríamos algo de surpreendente e inesperado, só saindo de casa e indo ao videoclube.

Lembro-me da sensação de gruta de Ali Babá, ao ligar o Canal Hollywood pela primeira vez. A maneira como os filmes se sucediam como canções numa estação de rádio – uns atrás dos outros, trazendo-nos memórias, antigas e recentes, e um espírito constante de descoberta ou redescoberta.

É esse o espírito também deste blogue: a expansão que se impunha desta venerável instituição da TV. Nenhuma novidade do Canal Hollywood ficará por divulgar, bem como nenhuma notícia importante sobre Cinema. Por aqui desfilarão cronistas, bloggers, figuras públicas e as respetivas opiniões sobre um dos assuntos preferidos em qualquer roda de amigos: os filmes que vimos e os que queremos ver. E a imagem da roda de amigos não é à toa: convosco desse lado, queremos recriar o clássico prazer de ver filmes e falar sobre eles com um bando de compinchas. As pipocas terão de ficar por vossa conta, que apesar dos avanços da tecnologia ainda não é possível fazer o download de qualquer tipo de milho. Talvez em 2050, ano em que, tudo correndo pelo melhor, o blogue que hoje abrimos ainda estará a funcionar a todo o gás, por isso…

(Tinha jurado a mim mesmo que não iria terminar este texto com um lugar-comum básico sobre Cinema, do género “luzes, câmara, ação”. Ou “The End”. Este último seria particularmente parvo, já que isto não é um fim e sim um começo.)

(Ora bolas, que se lixe.)

… por isso, luzes, câmara, ação!

 

Filmes para ver acompanhado com um copo de Whiskey

Hoje é o Dia Mundial do Whiskey e não podíamos deixar passar esta data aqui no blog do Canal Hollywood. Traz o gelo que nós tratamos do resto.

10/5/2017 LER MAIS

Vampiros do rock’n’roll: as criaturas da noite também gostam de dançar

Se também és fã de guitarradas e das bateria, estes vampiros do rock'n'roll são para ti. They can’t have no, uhuhu, satisfaction.

10/5/2017 LER MAIS

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *