Atualidade

Festival de Cannes e os escândalos do passado

10 Maio 2017

escandalos-do-festival-de-cannes

Ainda o Festival de Cannes não começou e já criou polémica quando, em Março, foi revelado o cartaz deste ano, vendo-se uma Claudia Cardinale mais delgada do que a conhecemos no ecrã. As críticas choveram sobre a organização e gerou-se uma grande discussão em torno dos malefícios do Photoshop.

Magrezas e retoques à parte, o que é facto é que Cannes não é conhecido por ser um festival discreto. Desde sempre que tem sido marcado por três coisas: grandes filmes, grandes egos e grandes escândalos.

Corria o ano de 1960 e Federico Fellini lançava A Doce Vida e ofendia mortalmente a Igreja Católica, que acusava o filme de gozar com a vida de Cristo. Para provar que o júri do Festival de Cannes gosta mesmo é de escandalizar, o filme acabou por ganhar a famosa Palma de Ouro.

Ainda nos lembramos todos de Lars von Trier, o enfant terrible do cinema dinamarquês que, em 2011, afirmou que era nazi. Ou da reação que Anticristo (2009) provocou sobre a audiência: muito riso, muito horror e uma chuva de assobios.

Ainda em Cannes, em 2002, lembramos que Gaspar Noé conseguiu esvaziar a sala de cinema com as cenas chocantes de Irreversível.

Em 2013, o filme Ladrão de Casaca (1955) tornou-se realidade quando um colar avaliado em 2,5 milhões de dólares desapareceu durante uma festa em que estavam presentes quase 100 seguranças e outros tantos polícias. Se fosse vivo, Cary Grant estaria a bater palmas!

Este ano o Presidente do Júri é Pedro Almodóvar, um realizador que trata o escândalo por tu, ou não fosse ele o autor de vários filmes que deixaram o público de boca aberta. Acompanha-nos e à nossa atualidade, pois talvez muito venha a acontecer antes que se guarde a passadeira vermelha este ano!

 

  • Ladrão de Casaca / quarta-feira 3, 08:15 e quinta-feira 4, 06:55

Os filmes que inspiraram La La Land

La La Land é um mundo de referências cinematográficas para quem souber reconhecê-las. Damos-te uma ajudinha.

10/5/2017 LER MAIS

Vamos celebrar o Dia da Criança com estes filmes tão divertidos

Vai chamar os teus filhos, os teus netos, os teus irmãos, os teus amigos. Vai chamar os teus pais. Temos uma seleção rigorosa de cinco filmes que vão agradar à criança que há dentro de todos nós.

10/5/2017 LER MAIS

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *