Atualidade

6 filmes para quem adora moda (dos 8 aos 80)

24 Agosto 2017

A moda influencia o nosso quotidiano, a nossa arte e o nosso imaginário. Pensa bem: se há coisa que fazes todos os dias é escolher a roupa que vais usar, não é? Se andas a precisar de inspiração, espreita estas nossas sugestões.

Coco Avant Chanel (2009)

Coco Avant Chanel - Moda
Moda, estilo e elegância andam de mão dada com Gabrielle “Coco” Chanel, a mulher que inventou o vestido preto e muitas mais peças que ainda hoje usamos. Guiado pelo charme je-ne-sais-quois de Audrey Tautou, o filme recria a história de Coco Chanel depois da morte da sua mãe, desde a sua passagem pelo orfanato até à idade adulta, onde o talento como estilista, a vida amorosa e a sua vontade de ser livre se misturam numa biografia extraordinária. Um filme superinteressante para quem vibra com o Óscar de Melhor Guarda-Roupa e também para quem quer saber mais sobre uma das mulheres que quebrou as convenções do seu tempo e contribuiu para a criação da nossa ideia de “mulher moderna”.

 

O Sexo e A Cidade (2008)

Sexo e a Cidade - Moda
Se para ti Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda não são apenas nomes aleatórios que juntámos nesta frase, deves saber a importância destas quatro amigas no mundo da TV, do cinema e da moda. Entre as muitas peripécias das quatro amigas, cabe um pouco de tudo: amor, desilusão, sexo, euforia e a vida em Nova Iorque. Mas o que não passou mesmo ao lado dos espectadores é a quantidade de belos vestidos e acessórios que todas estas quatro personagens usam. Com o salto da televisão para o grande ecrã do cinema, vimos as peripécias prolongar-se em aventuras que deram continuidade à grande troca de influências entre O Sexo e a Cidade e o mundo da moda. Sabias que no filme de 2008 a equipa que aparece na sessão fotográfica da Vogue era mesmo a equipa real da marca? Além disso, as vendas da Blahnik dispararam à custa do par de sapatos de cetim azul com penas de pavão usados no filme (o que deixou o designer dos ditos cujos farto de ouvir falar de O Sexo e a Cidade). Se leste isto e continuas cético e deixa-te guiar pelo olho para a moda e pelo charme da Sarah Jessica Parker (sendo amavelmente tendenciosos).

 

As Meninas de Beverly Hills (1995)

As Meninas de Beverly Hills - Moda
As Meninas de Beverly Hills é mais que um filme de culto: é uma cápsula do tempo com destino a um espaço que não existe mais. Os anos 90 ficaram conhecidos como a década das jardineiras de ganga, das camisas de flanela e das botas de tropa, mas foram muitos os adolescentes a vibrarem com as tendências da década. Cher, interpretada por Alicia Silverstone (a miúda dos videoclips dos Aerosmith), oferece-nos várias lições de vida e é com ela que aprendemos coisas certeiras como: nunca se aceita uma primeira oferta; shop-therapy é uma forma válida de lidar com os problemas e há sempre um outfit certo para cada ocasião. O que podes não saber é que a estilista Mona May usou 53 tipos de tecido axadrezado diferentes nas roupas da Cher e dos amigos. Nada se perde, tudo se transforma: este é um dos padrões mais usados nos últimos anos. Em suma, podes tirar a turminha dos anos 90, mas não podes tirar os anos 90 da turminha.

 

 

Cinderela em Paris (1957)

Cinderela em Paris - Moda
Um famoso fotógrafo de moda, Fred Astaire, trabalha para a Quality Magazine, uma conceituada revista feminina. A editora da revista, Kay Thompson, não está satisfeita com os últimos resultados e tenta encontrar um “novo rosto”. Audrey Hepburn é uma livreira que não percebe nada de moda, e é isso que a torna na promessa de uma renovação de estilo na revista. Um guarda-roupa excecional, música exemplar e passos de dança elegantíssimos, com uma subtileza rara de encontrar em musicais recentes. Mesmo que não seja pela moda, tudo o resto chega para que a melhor ideia seja mesmo ver o filme e recomendar mais tarde.

 

 

Maria Antonieta (2006)

Maria Antonieta - Moda
Moda e glamour, duas palavras que se completam. E que melhor sítio para encontrar este mundo do que no Palácio de Versalhes, onde Sofia Coppola rodou Maria Antonieta? Realizadora sempre controversa, Coppola tenta retratar a vida de Maria Antonieta (Kirsten Dunst) desde a adolescência, quando é literalmente enviada para França para casar com o príncipe Luís XVI (Jason Schwartzman). Pelo meio, acompanhamos Maria Antonieta a ser envolvida nas regras rígidas da corte de Versailles, as disputas familiares e as fofocas insuportáveis.
Privada do mundo de sonho da infância, decide criar um universo à parte, no qual pode divertir-se e aproveitar a sua juventude. É aqui que entra trabalho de realização magistral de Coppola, cheio de artifícios controversos para quem quer representar uma biografia e uma época. As pipocas onde estão?
O Diabo Veste Prada (2006)
Se és fã de cinema e de moda, este filme não precisa de grande introdução. Se por algum motivo o nome não te disser nada, dizemos nós que Meryl Streep e que Anne Hathaway protagonizam um dos melhores filmes sobre moda, e isso é dizer muito. Se queres conhecer um pouco mais do mundo da moda, vê este filme. Se este é o teu primeiro dia de trabalho e estás à nora, vê este filme. Se quiseres ver duas grandes atrizes vestidas com grandes marcas de renome mundial, vê este filme.

 

Vamos celebrar o Dia da Criança com estes filmes tão divertidos

Vai chamar os teus filhos, os teus netos, os teus irmãos, os teus amigos. Vai chamar os teus pais. Temos uma seleção rigorosa de cinco filmes que vão agradar à criança que há dentro de todos nós.

24/8/2017 LER MAIS

Consegues adivinhar quem são os pais famosos destas estrelas?

Todos somos filhos de alguém, mas alguns de nós são filhos de Alguém, se é que nos entendes. Com isto em mente, hoje trazemos-te algumas estrelas que têm pais famosos (mas não fazem gala disso).

24/8/2017 LER MAIS

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *