Atualidade

6 filmes para quem adora moda (dos 8 aos 80)

24 Agosto 2017

A moda influencia o nosso quotidiano, a nossa arte e o nosso imaginário. Pensa bem: se há coisa que fazes todos os dias é escolher a roupa que vais usar, não é? Se andas a precisar de inspiração, espreita estas nossas sugestões.

Coco Avant Chanel (2009)

Coco Avant Chanel - Moda
Moda, estilo e elegância andam de mão dada com Gabrielle “Coco” Chanel, a mulher que inventou o vestido preto e muitas mais peças que ainda hoje usamos. Guiado pelo charme je-ne-sais-quois de Audrey Tautou, o filme recria a história de Coco Chanel depois da morte da sua mãe, desde a sua passagem pelo orfanato até à idade adulta, onde o talento como estilista, a vida amorosa e a sua vontade de ser livre se misturam numa biografia extraordinária. Um filme superinteressante para quem vibra com o Óscar de Melhor Guarda-Roupa e também para quem quer saber mais sobre uma das mulheres que quebrou as convenções do seu tempo e contribuiu para a criação da nossa ideia de “mulher moderna”.

 

O Sexo e A Cidade (2008)

Sexo e a Cidade - Moda
Se para ti Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda não são apenas nomes aleatórios que juntámos nesta frase, deves saber a importância destas quatro amigas no mundo da TV, do cinema e da moda. Entre as muitas peripécias das quatro amigas, cabe um pouco de tudo: amor, desilusão, sexo, euforia e a vida em Nova Iorque. Mas o que não passou mesmo ao lado dos espectadores é a quantidade de belos vestidos e acessórios que todas estas quatro personagens usam. Com o salto da televisão para o grande ecrã do cinema, vimos as peripécias prolongar-se em aventuras que deram continuidade à grande troca de influências entre O Sexo e a Cidade e o mundo da moda. Sabias que no filme de 2008 a equipa que aparece na sessão fotográfica da Vogue era mesmo a equipa real da marca? Além disso, as vendas da Blahnik dispararam à custa do par de sapatos de cetim azul com penas de pavão usados no filme (o que deixou o designer dos ditos cujos farto de ouvir falar de O Sexo e a Cidade). Se leste isto e continuas cético e deixa-te guiar pelo olho para a moda e pelo charme da Sarah Jessica Parker (sendo amavelmente tendenciosos).

 

As Meninas de Beverly Hills (1995)

As Meninas de Beverly Hills - Moda
As Meninas de Beverly Hills é mais que um filme de culto: é uma cápsula do tempo com destino a um espaço que não existe mais. Os anos 90 ficaram conhecidos como a década das jardineiras de ganga, das camisas de flanela e das botas de tropa, mas foram muitos os adolescentes a vibrarem com as tendências da década. Cher, interpretada por Alicia Silverstone (a miúda dos videoclips dos Aerosmith), oferece-nos várias lições de vida e é com ela que aprendemos coisas certeiras como: nunca se aceita uma primeira oferta; shop-therapy é uma forma válida de lidar com os problemas e há sempre um outfit certo para cada ocasião. O que podes não saber é que a estilista Mona May usou 53 tipos de tecido axadrezado diferentes nas roupas da Cher e dos amigos. Nada se perde, tudo se transforma: este é um dos padrões mais usados nos últimos anos. Em suma, podes tirar a turminha dos anos 90, mas não podes tirar os anos 90 da turminha.

 

 

Cinderela em Paris (1957)

Cinderela em Paris - Moda
Um famoso fotógrafo de moda, Fred Astaire, trabalha para a Quality Magazine, uma conceituada revista feminina. A editora da revista, Kay Thompson, não está satisfeita com os últimos resultados e tenta encontrar um “novo rosto”. Audrey Hepburn é uma livreira que não percebe nada de moda, e é isso que a torna na promessa de uma renovação de estilo na revista. Um guarda-roupa excecional, música exemplar e passos de dança elegantíssimos, com uma subtileza rara de encontrar em musicais recentes. Mesmo que não seja pela moda, tudo o resto chega para que a melhor ideia seja mesmo ver o filme e recomendar mais tarde.

 

 

Maria Antonieta (2006)

Maria Antonieta - Moda
Moda e glamour, duas palavras que se completam. E que melhor sítio para encontrar este mundo do que no Palácio de Versalhes, onde Sofia Coppola rodou Maria Antonieta? Realizadora sempre controversa, Coppola tenta retratar a vida de Maria Antonieta (Kirsten Dunst) desde a adolescência, quando é literalmente enviada para França para casar com o príncipe Luís XVI (Jason Schwartzman). Pelo meio, acompanhamos Maria Antonieta a ser envolvida nas regras rígidas da corte de Versailles, as disputas familiares e as fofocas insuportáveis.
Privada do mundo de sonho da infância, decide criar um universo à parte, no qual pode divertir-se e aproveitar a sua juventude. É aqui que entra trabalho de realização magistral de Coppola, cheio de artifícios controversos para quem quer representar uma biografia e uma época. As pipocas onde estão?
O Diabo Veste Prada (2006)
Se és fã de cinema e de moda, este filme não precisa de grande introdução. Se por algum motivo o nome não te disser nada, dizemos nós que Meryl Streep e que Anne Hathaway protagonizam um dos melhores filmes sobre moda, e isso é dizer muito. Se queres conhecer um pouco mais do mundo da moda, vê este filme. Se este é o teu primeiro dia de trabalho e estás à nora, vê este filme. Se quiseres ver duas grandes atrizes vestidas com grandes marcas de renome mundial, vê este filme.

 

Vampiros do rock’n’roll: as criaturas da noite também gostam de dançar

Se também és fã de guitarradas e das bateria, estes vampiros do rock'n'roll são para ti. They can’t have no, uhuhu, satisfaction.

24/8/2017 LER MAIS

Neste Dia Mundial do OVNI levamos-te ao espaço

Neste Dia Mundial do OVNI, podemos dar um passeio na Millenium Falcon?

24/8/2017 LER MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *